O objetivo desta dissertação é compreender – a partir das trajetórias político-partidárias – como se formaram e constituíram os quadros políticos da Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Pará. Dois eixos norteiam a análise dessa trajetória: o conceito de cultura política empregado pelo historiador Rodrigo Motta e o discurso sobre o lócus onde ocorre essa atuação política, a Amazônia paraense. O recorte temporal da pesquisa se inicia com a derrocada do governo democrático em 1964, ainda em um ambiente pluripartidário, e se encerra com os efeitos do Ato Institucional nº 5, momento no qual se decretou o fechamento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Utilizou-se de uma gama variada de fontes documentais escritas e orais, em especial os Anais da Assembleia Legislativa, os jornais da Biblioteca Pública Arthur Viana e as informações do Serviço Nacional de Informações ora depositados no Arquivo Nacional. Como conclusos desse trabalho, ressalta-se a continuidade nos arranjos políticos antes e após o golpe, mesmo por parte dos militares teoricamente recém-chegados à política. Destaca-se a atuação da classe política na construção do consenso social em torno dos Governos Militares. E, por fim, apresenta-se a hipótese do discurso sobre a Amazônia enquanto meio para compreensão nas negociações e acomodações políticas no âmbito do estado.
Formação da ARENA e do MDB Paraenses: Cultura Política e Ditadura Militar na Amazônia (1964-1970),A
Flávio William Brito Matos
Orientador(a)
Edilza Joana Oliveira Fontes
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2023