Skip to main content

Formação Cultural de Professores da Educação Básica: Elementos para uma Crítica de Programas de Formação Inicial e Continuada

4 de Maio, 2025 . Dissertações Damasia Sulina do Nascimento

A presente pesquisa está inserida na linha “Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/ UFPA. Pretendeu compreender como a formação inicial e continuada contribuiu para a formação cultural de professores da educação básica a partir do Plano Nacional de Formação de Professores – Parfor os quais também foram cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic. Seu objetivo geral foi analisar como a formação cultural de professores da educação básica tem se constituído nos processos de formação inicial e continuada. A partir de tal análise, buscamos identificar nas pesquisas acadêmicas e na legislação brasileira as concepções existentes referentes à formação cultural de professores, inventariar práticas culturais mais recorrentes nos cursos de formação inicial e continuada e o seu papel na elevação cultural dos professores, além de investigar que práticas culturais na formação inicial e continuada, sob a perspectiva dos professores, mais contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na modalidade pesquisa de campo, a qual compreendeu quatro etapas: 1) Coleta de material bibliográfico, 2) Levantamento documental, 3) Pesquisa de campo a partir da aplicação de questionário e da realização de entrevista semiestruturada e 4) tratamento dos dados a partir da análise de conteúdo. O aporte teórico baseou-se em autores como Carvalho (2009), Cruz (2008) Araújo (2012a), Leão (2009), Bigaton (2005), Caldeira (2008), Souza (2015), Williams (2000), Brandão (2002), Araújo (2012b), Forquin (1993), Leontiev (1978), Bourdieu e Champagne (1998), Sacristán (2002), entre outros. Os resultados da presente pesquisa permitem compreender que apesar de não estarem em condições de escolha dos modelos e concepções de formação, é perceptível que os programas de formação afetam, sob várias perspectivas, a vida e o trabalho dos professores. Tais transformações se dão no âmbito cultural, pessoal e profissional, com interfaces entre um e outro.

Autor(a)

Damasia Sulina do Nascimento

Orientador(a)

Eliana da Silva Felipe

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2017