As reformas no campo educacional, no Brasil, a partir da década de 1990, têm oportunizado novas formas de construir políticas, valorizando a relação público-privada como pressuposto da materialização da ação do Estado. Esta tese toma como tema a formação continuada de professores, realizada via relação público-privada no município de Benevides, no estado do Pará, a partir da formação do Projeto Trilhas, do Instituto Natura. Constitui-se objetivo analisar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Natura para realização da formação continuada e suas implicações na autonomia e reconhecimento do professor, estabelecendo reflexões críticas acerca da formação docente defendida pela iniciativa privada, em especial, pela empresa Natura, por meio do Projeto Trilhas. O procedimento metodológico consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando-se, como auxílio, a pesquisa de campo, com uso de instrumentos de coleta de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, e análise dos documentos com base nos relatórios do Instituto que possibilitaram a construção dos elementos empíricos; além de uma revisão sistemática e integrativa, a fim de compor a dimensão conceitual-teórica para compreender o objeto desta pesquisa, cujos dados foram analisados com base na teoria social do discurso de Fairclough (2016). Os resultados apontam que as reformas neoliberais, a partir de 1990, no Estado brasileiro, acentuaram, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs), o aumento das intervenções do setor empresarial na educação e na formação de professores, em todos os níveis de ensino. Sabe-se que a disputa do setor privado pela oferta da educação é histórica e sempre esteve presente na agenda das políticas educacionais. No entanto, tem-se fortalecido com as orientações dos organismos internacionais e o movimento “Todos pela Educação” no Brasil. Outro aspecto constatato foi o arcabouço jurídico para as PPPs, que possibilitou que as empresas pudessem adentrar nas escolas públicas de educação básica por meio do nexo de seu projeto formativo e, consequentemente, chegar aos pais, alunos e professores, com formação e orientação, o que fortalece a lógica gerencial na educação e traz implicações para a formação de professores como constatado no município de Benevides. Conclui-se que a formação continuada desenvolvida pelo Instituto Natura, em especial o Projeto Trilhas, tem reconfigurado a formação local por meio de uma cultura performática, deixando de ser aspecto de valorização docente, para ser controle e prescrição do fazer didático do professor. Assim, projeta-se uma nova identidade profissional associada ao critério de racionalidade técnica e uma subjetivação da autoimagem dos professores diante a sociedade. A formação continuada, nesse sentido, traz a meritocracia como perspectiva de inovação em que secretaria de educação, professores, alunos, comunidade em geral colocam-se favoráveis a realização de tais políticas. Outro aspecto de implicação é o entendimento de autonomia em um sentido solipsista e empreendedor em que os professores têm fortalecido os aspectos individuais em detrimento do coletivo. Portanto, a tese se contrapõe à lógica empresarial que tem se fortalecido pelas parcerias público-privadas para realização da formação continuada dos professores no município pesquisado, defendendo uma formação que valorize os docentes, a autonomia e os seus saberes, proporcionando desenvolvimento profissional e uma formação emancipatória.
Formação Continuada de Professores do Estado do Pará via relação Público-Privada: Uma Análise do Projeto Trilhas do Instituto Natura em Benevides-Pará
Mary Jose Almeida Pereira
Orientador(a)
Arlete Maria Monte de Camargo
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022