Este estudo analisa a atuação de grupos estrangeiros e o processo de fusões e aquisições realizadas no ensino superior privado brasileiro a partir do movimento de financeirização, tendo como objeto da pesquisa o conglomerado americano Adtalem Global Education e o grupo Wyden Educacional no Brasil. O estudo adota o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico e utiliza, sobretudo, as categorias totalidade, mediação e contradição para investigar as implicações da financeirização e da participação estrangeira na governança, assim como da formação de uma estrutura de oligopólio por um grupo reduzido de conglomerados, com participação estrangeira, no ensino superior privado brasileiro. O estudo ainda evidencia as recomendações dos Organismos Multilaterais (OMs) para implementação de um modelo de governança educacional, com redução do controle do Estado e dos recursos para o setor público, bem como a diversificação dos recursos públicos para o incentivo da expansão do setor privado, sob o discurso da boa governança. A pesquisa também destaca a participação da Adtalem Global Education na governança educacional dentro do mercado transnacional, atuando no Brasil por meio da holding Adtalem Educacional do Brasil, que administra os grupos Wyden Educacional e Damásio Educacional, e o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O trabalho verifica que as fusões e aquisições por grupos estrangeiros no ensino superior privado brasileiro se intensifica com o movimento da financeirização do capital. Além disso, demonstra a relevância das políticas públicas educacionais federais, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para grupos educacionais nacionais e estrangeiros. Nesse contexto, o financiamento estudantil público é uma das principais estratégias para atrair estudantes, o que contribuiu com a maximização do valor acionário do grupo Wyden Educacional. Como resultado, o estudo conclui que as vantagens obtidas pelos grupos educacionais, a partir da financeirização do ensino superior privado, juntamente com as políticas implementadas pelo Estado por meio do Fies e do ProUni, têm sido um dos principais mecanismos de atração dos grupos estrangeiros, como Wyden Educacional, intensificando a expansão pela via privada e a financeirização do ensino superior privado brasileiro, com implicações na formação de oligopólio nesse nível de ensino.
Financeirização e a Atuação de Grupos Estrangeiros no Ensino Superior Privado no Brasil: O Caso da Adtalem Global Education/Wyden Educacional, A
Samantha Castro Vieira de Souza
Orientador(a)
Vera Lucia Jacob Chaves
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022