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Financeirização e a Atuação de Grupos Estrangeiros no Ensino Superior Privado no Brasil: O Caso da Adtalem Global Education/Wyden Educacional, A

19 de Maio, 2025 . Teses Samantha Castro Vieira de Souza

Este estudo analisa a atuação de grupos estrangeiros e o processo de fusões e aquisições realizadas no ensino superior privado brasileiro a partir do movimento de financeirização, tendo como objeto da pesquisa o conglomerado americano Adtalem Global Education e o grupo Wyden Educacional no Brasil. O estudo adota o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico e utiliza, sobretudo, as categorias totalidade, mediação e contradição para investigar as implicações da financeirização e da participação estrangeira na governança, assim como da formação de uma estrutura de oligopólio por um grupo reduzido de conglomerados, com participação estrangeira, no ensino superior privado brasileiro. O estudo ainda evidencia as recomendações dos Organismos Multilaterais (OMs) para implementação de um modelo de governança educacional, com redução do controle do Estado e dos recursos para o setor público, bem como a diversificação dos recursos públicos para o incentivo da expansão do setor privado, sob o discurso da boa governança. A pesquisa também destaca a participação da Adtalem Global Education na governança educacional dentro do mercado transnacional, atuando no Brasil por meio da holding Adtalem Educacional do Brasil, que administra os grupos Wyden Educacional e Damásio Educacional, e o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O trabalho verifica que as fusões e aquisições por grupos estrangeiros no ensino superior privado brasileiro se intensifica com o movimento da financeirização do capital. Além disso, demonstra a relevância das políticas públicas educacionais federais, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para grupos educacionais nacionais e estrangeiros. Nesse contexto, o financiamento estudantil público é uma das principais estratégias para atrair estudantes, o que contribuiu com a maximização do valor acionário do grupo Wyden Educacional. Como resultado, o estudo conclui que as vantagens obtidas pelos grupos educacionais, a partir da financeirização do ensino superior privado, juntamente com as políticas implementadas pelo Estado por meio do Fies e do ProUni, têm sido um dos principais mecanismos de atração dos grupos estrangeiros, como Wyden Educacional, intensificando a expansão pela via privada e a financeirização do ensino superior privado brasileiro, com implicações na formação de oligopólio nesse nível de ensino.

Autor(a)

Samantha Castro Vieira de Souza

Orientador(a)

Vera Lucia Jacob Chaves

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022