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Estudo(s) de Problemas Brasileiros: A História de Uma Disciplina Vigiada e Conflituosa (1969-1993)

2 de Abril, 2025 . Teses Davison Hugo Rocha Alves

Esta tese teve como objetivo estudar a história de uma disciplina acadêmica Estudo(s) de Problemas Brasileiros (EPB). Sua criação ocorreu durante a ditadura militar passando por diversos momentos curriculares, perdurando até o início da redemocratização dentro do currículo universitário. A pesquisa tem como recorte cronológico o período de 1969-1993. Ela está inserida no modelo explicativo denominado interpretação, onde foram apresentadas diversas experiências assumidas pela disciplina EPB na sociedade brasileira. O trabalho de tese está no campo da História da Educação, com ênfase na História das disciplinas curriculares. A disciplina EPB foi estudada a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de André-Chervel (1990, 1999), Ivor Goodson (1997, 2020), Thompson (1981), entre outros. Seguindo as trilhas de discussões da Escola Superior de Guerra (ESG) e de sua criação no ano de 1969 a partir do Decreto-Lei nº 869, de 1969 queremos compreender as intervenções no ensino de humanidades que redimensionaram o saber histórico acadêmico em torno das pretensões curriculares legitimadas pela ditadura militar. No período de 1969-1979 tentou-se construir uma disciplina em torno do nacionalismo, da moral e do civismo para a juventude universitária, nesse contexto a disciplina EPB tinha uma perspectiva conservadora. As ações extensionistas desenvolvidas pelo Projeto Rondon serviriam para compreender os problemas brasileiros a partir da realidade social pensada pela ditadura militar. A disciplina EPB era vigiada pelo governo militar, sendo uma tentativa de tutelar a juventude universitária ao projeto de poder pretendido pelo regime vigente. Após dez anos de implementação ocorreu uma reformulação dentro da disciplina EPB no período de 1979 até 1993, é o momento de Anistia e o início da redemocratização, quando começaram a desenvolver dentro da sociedade brasileira debates em torno dos efeitos da ditadura militar para educação, e no nosso caso específico para o ensino de humanidades dentro das universidades. Durante a redemocratização EPB perde a adesão e começa a ser contestada pela sociedade civil (associações universitárias, discentes e docentes). A disciplina acadêmica passou a ser estigmatizada entre os estudantes universitários, bem como entre os docentes, exigindo a volta das disciplinas História e Geografia no currículo escolar. Era necessário remover o entulho autoritário das universidades e foram colocados outros problemas brasileiros para debater nas instituições de ensino superior, a saber: racismo, cidadania, direitos humanos, a questão do mercado de trabalho, desigualdades sociais, entre outros. A disciplina EPB era vista como espaço de contradição que precisava ser extinta do currículo universitário.

Autor(a)

Davison Hugo Rocha Alves

Orientador(a)

Edilza Joana Oliveira Fontes

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2022