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Estudo sobre Avaliação e Gestão Escolar no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), Um

30 de Abril, 2025 . Dissertações Marcia Maria Pereira Ferreira

Esta Dissertação tem como objeto de pesquisa o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), visando analisar como se configura a relação do SisPAE com a gestão escolar, abordando sua trajetória, a partir do ―Pacto pela Educação do Pará‖ – cujo objetivo oficial é promover a melhoria da qualidade da educação no Estado. Os modelos de avaliação em larga escala aplicados no Brasil, foram implantados a partir de 1990, porém, no Pará, este modelo avaliativo está incluído na educação paraense desde 2013. O estudo está fundamentado na pesquisa bibliográfica e documental, em que resgatamos elementos históricos, conceituais e legais que permeiam as avaliações em larga escala. O referencial teórico-metodológico utilizado na análise é uma aproximação ao materialismo histórico dialético, para o qual a história não deve ser considerada um processo linear e contínuo, uma sequência de causas e efeitos, mas um processo de transformações sociais determinadas pelas contradições entre os meios de produção no contexto social, político e econômico. Como principais resultados, a pesquisa aponta que desde a implantação das políticas avaliativas no Brasil, bem como os resultados produzidos pelos modelos de avaliação em larga escala implantados no País, e as metas que são estabelecidas pelo IDEB e o SisPAE, aparentemente, podem estar modificando a gestão escolar e com ela a autonomia da escola. O estreitamento curricular é uma realidade, pois o SisPAE avalia apenas a Língua Portuguesa e a Matemática, negando o acesso a outros processos formativos, que são essenciais ao processo educativo e de humanização. A política avaliativa empregada pelo estado do Pará, mostra que o SisPAE é um exemplo da lógica da ―qualidade‖ por ter sua base em indicadores de desempenho escolar dos alunos, o que demonstra que esse instrumento avaliativo se coaduna com à lógica neoliberal, no tocante à educação de qualidade. A pesquisa nos permitiu verificar as normas descritas nas revistas do SisPAE, em relação à avaliação em larga escala, porém não constatamos como elas ocorrem de fato, ou o que de mais agravante possa ocorrer na vida escolar, em relação a gestão.

Autor(a)

Marcia Maria Pereira Ferreira

Orientador(a)

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021