A escrita acadêmica é constituída por diversos discursos que permeiam as várias práticas de letramentos das quais os estudantes se confrontam ao adentrarem nessa esfera de comunicação. Assim, por não dominarem as convenções do padrão formal da língua e pela força do discurso ideológico desse domínio, tais estudantes sentem dificuldades na produção de gêneros textuais acadêmicos. Dessa forma, esta dissertação apresenta a pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de compreender, por meio de entrevistas com alunos de uma turma do 6° período do curso de Pedagogia-UFPA, os efeitos de sentidos produzidos por eles acerca da escrita acadêmica. Para compreender como se dá a produção de sentidos produzidos pelos estudantes, recorre-se à perspectiva dos Novos estudos do letramento e às contribuições de estudos da teoria do enunciado do círculo de Bakhtin. A pesquisa qualitativa do tipo descritivo-analítica por meio de um estudo de caso caracteriza a natureza metodológica do trabalho. Como resultado da análise dos dados, conclui-se que os alunos entrevistados escrevem para atender aos objetivos do domínio linguístico acadêmico e, muito da percepção que esses têm a respeito dessa escrita advém, em parte ou no todo, da relação desses com as regras e convenções normativas da linguagem utilizada nessa esfera de comunicação, o que ressalta o tipo de letramento autônomo. Assim, as dificuldades sentidas por esses alunos resulta da forma como eles se inserem no ambiente discursivo ideológico da esfera acadêmica, que lhes exige outra forma de transitar pelos gêneros acadêmicos específicos desse ambiente discursivo. Portanto, há a necessidade de uma compreensão mais ampla acerca do letramento acadêmico, em que se reconheça a produção textual escrita pelo viés do caráter interacional das práticas discursivas, da mesma forma em que há a necessidade da existência de uma política universitária que pense na inserção e permanência dos alunos a fim de que se reflita sobre o valor que se atribui à produção escrita, revisando as estruturas para possibilitar espaços de ensino, de acordo com as demandas apontadas pela comunidade acadêmica.
Escrita Acadêmica: Os Efeitos de Sentido Atrás da Cortina, A
Douglas Almeida de Oliveira
Orientador(a)
Nilo Carlos Pereira de Souza
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2021