Esta dissertação de mestrado tem como objeto de pesquisa a prática do futebol por indígenas Asuriní mulheres, da aldeia Trocará, localizada no município de Tucuruí, estado do Pará. O problema de pesquisa que levantamos pode ser sintetizado nas seguintes questões norteadoras: Como o futebol é praticado pela indígena Asuriní mulher? Como essas mulheres utilizam o saber esportivo do futebol? Quais as relações entre o futebol e a cultura Asuriní? Assim, definimos como objetivo geral “analisar a prática do futebol por mulheres na comunidade indígenaAsuriní do Trocará e entender como elas utilizam o saber esportivo do futebol e de sua cultura para elaborar e reelaborar tal esporte em sua comunidade”. Para tanto, especificamente, objetivamos: a) Descrever a prática do futebol por indígenas Asuriní mulheres; b) Destacar o processo de formação cultural da indígena Asuriní Mulher; c) Estabelecer correlações entre o saber esportivo do futebol e a cultura Asuriní; d) Descrever o ensino da Educação Física do Ensino Médio na escola indígena Asuriní; e) Relacionar o ensino de Educação Física com a prática do futebol por indígena s Asuriní mulheres. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa empírica, realizada na Aldeia Indígena Asuriní do Trocará e na Escola, que envolve mulheres matriculadas no Ensino Médio. De caráter etnográfico, a pesquisa de campo foi realizada com uso da técnica da observação e da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Dados documentais obtidos na secretaria da própria escola e na FUNAI foram analisados. A revisão bibliográfica ajudou na compreensão da particularidade do estudo. Os resultados da pesquisa nos chama a atenção para o importância que a prática do futebol exerce naquela comunidade e também demonstram que o futebol já faz parte da cultura Asuriní, sendo praticado ostensivamente pelas mulheres. No contexto da assunção da prática do futebol pelas mulheres, conflitos passam a ser produzidos em decorrência, principalmente, da reivindicação por espaço físico adequado. A escola, por meio do currículo, manifesto no ensino da disciplina Educação Física, fortalece e corrobora à integração do futebol na cultura Asuriní do Trocará.
Escola e a Prática do Futebol por Indígenas Asuriní Mulheres do Trocará, A
Jairson Monteiro Rodrigues Viana
Orientador(a)
Sônia Maria da Silva Araújo.
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2024