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Entre Risco e Proteção: Eventos Estressores no Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens Estudantes de Escolas Públicas de Belém/PA

2 de Maio, 2025 . Dissertações Mateus Souza dos Santos

Esta dissertação teve por objetivo compreender as implicações da exposição a eventos estressores na vida de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e as possíveis interações entre fatores de risco (eventos estressores) e fatores de proteção ao desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa multimétodos organizada em dois estudos. O primeiro consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre eventos estressores no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, que teve como foco construir um panorama de pesquisas sobre o assunto. Os artigos foram selecionados no Portal de Periódicos da CAPES, no SciELO e na Biblioteca Virtual em Saúde – Brasil (BVS-BR), totalizando um conjunto de 21 artigos empíricos. Os resultados indicaram a inexistência de produções sobre o assunto no Norte do Brasil e que a juventude, enquanto categoria analítica, não é tão evidenciada. A análise do panorama das pesquisas indicou três tendências investigativas: a primeira refere-se os estudos que tratam das implicações dos eventos estressores no desenvolvimento; a segunda, relaciona-se às pesquisas que discutem essas implicações, mas que as relacionam a outras variáveis a fim de identificar os resultados desenvolvimentais da exposição ao estresse; a terceira e última, diz respeito aos processos que podem atuar como moderadores entre os estressores e os resultados desenvolvimentais. O segundo estudo, de abordagem quantiqualitativa, foi organizado em duas amostras: a primeira amostragem (quantitativa) foi composta por 510 (quinhentos e dez) estudantes de 8 (oito) escolas públicas do município de Belém, de ambos os sexos, com idades entre 12 e 24 anos, que responderam ao Inventário de Eventos Estressores na Adolescência – IEEA; a segunda amostra (qualitativa) foi constituída por 1 (um) Grupos de Diálogo – GD, com um total de 32 estudantes do 1º ano do ensino médio, realizado em uma das escolas participantes da primeira etapa da pesquisa. O GD teve como propósito compreender percepções, significações e interações entre fatores de risco e de proteção na adolescência e juventude. Os resultados indicaram um cenário muito diversificado de eventos estressores nos quais os participantes foram expostos, sobretudo, no microssistema familiar e escolar. A pesquisa também identificou fortes impactos da violência sexual no desenvolvimento. Como fator protetivo, constatou-se que as relações de amizade possuíram um importantíssimo papel moderador diante dessas adversidades. Por fim, discute-se a necessidade de outros processos protetivos serem potencializados e percebidos pelos jovens, sobretudo na família e na escola, uma vez que existem estressores que precisam ser enfrentados de forma articulada com o auxílio dessas instituições.

Autor(a)

Mateus Souza dos Santos

Orientador(a)

Lúcia Isabel da Conceição Silva

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018