O presente estudo é o resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação que objetivou investigar de quais modos as práticas de leitura literária efetivadas no Ensino Médio interferem na formação leitora de jovens, inseridos no contexto de uma escola pública, localizada no município de Barcarena, no estado do Pará. Para tanto, optouse pelos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. A metodologia utilizada amparou-se na pesquisa qualitativa e no estudo de caso. Do ponto de vista teórico, foram levados em consideração autores que pensam o fenômeno da leitura a partir de sua história, seus efeitos e seu diálogo com a sociedade, tais como: Roger Chartier (1999), Paulo Freire (1989, 2011), Michèle Petit (2009, 2010), Roxane Rojo (2002), Ezequiel Theodoro da Silva (1998), Angela Kleiman (2016), Vicente Jouve (2002), Umberto Eco (1986) e Wolfgang Iser (1996). Ao lado desse conjunto teórico, a pesquisa também inclui autores que trabalham especificamente a leitura literária, a saber: Roland Barthes (2004), Antonio Candido (2017), Tereza Colomer (2007), Vicente Jouve (2012), Catherine Mazauric (2013), Maria Amélia Dalvi (2018), Marisa Lajolo (2002, 2018), Magda Soares (2011), Tzvetan Todorov (2009) e Regina Zilberman (2003, 2012). Além destes, outros autores foram utilizados para ampliar o debate a respeito do papel da leitura literária na construção de identidades, como é o caso de Erikson Erik (1972) e Stuart Hall (2006). Com o intuito de relacionar as informações coletadas na escola com o conjunto teórico utilizado na pesquisa, foram elaboradas categorias de análise, com base na proposta de Lüdke e André (1986). Os resultados deste estudo apontam que a escola tem desenvolvido um contato inadequado entre aluno e texto literário no decorrer dos anos. Isso porque esse tipo de texto tem se revestido de um caráter cada vez mais didático nas atividades propostas em sala de aula.
Entre Olhares e Leituras: Os Vestígios da Escolarização da Leitura Literária na Formação de Leitores do Ensino Médio em uma Escola de Barcarena-PA
Ana Paula Beltrão da Silva
Orientador(a)
Nilo Carlos Pereira de Souza
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020