Esta dissertação tem como foco a realização de uma análise sobre as práticas pedagógicas dos educadores buscando compreender se estão relacionadas aos saberes culturais dos educandos A educação dos povos ribeirinhos é um exemplo de riqueza na prática formativa, as possibilidades por ela exigidas e existentes nos mostra quão rica é a cultura dos povos amazônicos e quão importante é a inclusão do sentido histórico e cultural, e adequação do modelo educativo para alcance de significância formativa. A questão de pesquisa busca compreender se a escola em suas práticas pedagógicas estabelece diálogo entre os saberes culturais próprios da comunidade e os conhecimentos escolares. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, com contribuições do método dialético. Foram realizadas entrevistas, observação participante e análise de documentos com base em um caso específico: a Escola Municipal de Educação do Campo Milton Monte, localizada na comunidade ribeirinha (Ilha) do Combu, em Belém do Pará. A pesquisa iniciou com levantamento e análise bibliográficodocumental acerca do tema e da realidade/objeto de discussão. Como resultados identificamos inicialmente que os saberes culturais da comunidade têm na oralidade seu principal condutor, além da intima relação estabelecida entre ser humano e rio, também constatamos que na escola investigada se efetiva uma relação dialógica entre os saberes culturais dos povos ribeirinhos e as práticas pedagógicas das educadoras e dos educadores.
Enquanto uma Canoa Desce o Rio… Relação entre Saberes Culturais e Práticas Pedagógicas em uma Escola na Comunidade Ribeirinha (Ilha) do Combu, Belém do Pará
Arianne Sabádo de Melo
Orientador(a)
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020