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Educação Profissional de Menores Desvalidos no Instituto Lauro Sodré (1904 – 1917): Da Imponência ao Declínio, A

29 de Abril, 2025 . Dissertações Mayara Teixeira Sena

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o percurso educativo do Instituto Lauro Sodré nas primeiras décadas do século XX no processo de formação profissional aos menores desvalidos em dois momentos considerados opostos: o primeiro, no auge de seu reconhecimento como estabelecimento de ensino, o segundo no período do seu declino em razão dos parcos recursos financeiros pra sua manutenção. Objetivamos, portanto, analisar a formação profissional que era dada aos meninos desvalidos, bem como as dificuldades financeiras influenciaram na perda de sua qualidade educativa causando impactos na manutenção da sua proposta de formação profissional, como também repercussão na política de educação dos meninos desvalidos. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo documental voltada à História da Instituições, a partir disso, trabalhamos com duas fontes documentais: a Monografia sobre a instituição, elaborada no governo de Augusto Montenegro, e o Relatório sobre a instituição na gestão do diretor Theodoro Braga. A análise dos documentos indica dois momentos bastante distintos pelo qual a instituição passava. Na monografia identificamos uma instituição no início do século XX que era reconhecida pela forma de abrigar, instruir e educar menores em situação de orfandade e de abandono. Seus espaços formativos eram bem estruturados e com uma prática profissional muito elogiada pelos visitantes e autoridades. No mais, o governador Augusto Montenegro destinava recursos para manutenção da instituição que era tido como berço da salvação dos menores desvalidos, gerador de uma educação transformadora e portadora de uma infraestrutura invejável e igualável aos institutos franceses. Na segunda década do século XX, o relatório de Theodoro Braga, diretor do Instituto, escancarava as dificuldades enfrentadas na manutenção dos diversos espaços, além de falta de alimentos e vestuários para os educandos, como também problemas na organização curricular da formação profissional. A decadência da instituição era evidente, pois não havia mais a opulência do magnifico prédio do Instituto Lauro Sodré e seu tão admirado projeto de formação profissional para menores desvalidos. Ademais, a situação de abandono da instituição por falta de verbas refletia na qualidade da educação, visto que o ensino teórico era defasado e o ensino profissional ocupava demasiado tempo dos educandos nas oficinas na confecção de produtos para atender às demandas das elites locais e do governo do Estado.

Autor(a)

Mayara Teixeira Sena

Orientador(a)

Laura Maria Silva Araújo Alves

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023