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Educação Popular e Emancipação das Mulheres: O que Dizem as Egressas do Cursinho Popular Paulo Fonteles, da Rede Emancipa Belém

29 de Abril, 2025 . Dissertações Paula Maíra Alves Cordeiro

Esta pesquisa de dissertação, com o título Educação Popular e Emancipação das Mulheres: o que dizem as egressas do Cursinho Popular Paulo Fonteles, da Rede Emancipa Belém, tem como objetivo geral investigar como as práticas educativas, presentes no cursinho, se relacionam com as lutas contemporâneas das mulheres, de forma a contribuir para um avanço de consciência sobre as opressões e possibilitar um processo de politização e emancipação social das mulheres. Os objetivos específicos são o de analisar de que forma a educação popular praticada no cursinho, contribuiu para a vida das egressas; discutir a relação entre feminismos contra-hegemônicos e educação popular numa perspectiva feminista na Rede Emancipa e compreender, a partir das falas das egressas, se a participação no cursinho contribuiu para um avanço de consciência sobre a luta das mulheres e se refletiu (ou não) no processo de politização, emancipação social e intervenção na realidade em suas vidas. A interseccionalidade foi utilizada como lente teórico-metodológica para a compreensão do objeto e a roda de conversa foi o instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que as egressas identificam as práticas educativas de enfrentamento às opressões, reconhecem que houve um processo de avanço de consciência, politização e emancipação, algo que não se iniciou e nem se findou no Emancipa, mas que, a participação na Rede foi fundamental para que elas sigam na luta por uma vida mais justa, além de comprovar a importância das práticas educativas de luta contra as opressões e desigualdades nos espaços de ensino para a formação de sujeitos críticos, pensantes e que reconheçam e assumam um papel ativo no processo de transformação da realidade.

Autor(a)

Paula Maíra Alves Cordeiro

Orientador(a)

Lúcia Isabel da Conceição Silva

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023