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Diretor Escolar na Gestão das Escolas Públicas de Ensino Fundamental no Município de Belém – PA, O

19 de Maio, 2025 . Teses Carmem Lucia Santos

Esta pesquisa tem como objeto de investigação a atuação dos diretores escolares na gestão das escolas públicas de ensino fundamental no munícipio de Belém –PA, no período de 2013 a 2020. A hipótese levantada na pesquisa é de que a atuação do diretor escolar alinhada ao trabalho coletivo e participativo pode contribuir para o desenvolvimento da gestão democrática no ambiente escolar, apesar do enfrentamento das contradições dos contextos local e nacional. A questão problema que a orienta é “Como se configura a atuação do diretor escolar na gestão das escolas públicas de ensino fundamental no município de Belém – PA?”. Dessa forma, definiu-se como objetivo analisar como se configura a atuação do diretor na gestão das escolas públicas de ensino fundamental no município de Belém-PA, no período de 2013 a 2020. O referencial teórico-metodológico assenta se numa abordagem ancorada no materialismo histórico-dialético. Os dados da pesquisa são oriundos de pesquisa bibliográfico-documental e da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas a uma amostra de dez sujeitos de duas escolas públicas de ensino fundamental. Os dados resultantes foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados, nas duas escolas investigadas, apresentou compreensão sobre a atuação do diretor mais voltada para a decodificação das orientações da Secretaria de Educação – SEMEC, procurando adequar estas orientações (determinações) ao ambiente escolar, de modo que estas sejam aceitas pelo maior número de pessoas que fazem parte da escola. Outro elemento que ficou evidente nas falas dos entrevistados é que a gestão se devolve de forma compartilhada para tomada de decisões e a compreensão de gestão democrática envolve os mecanismos de participação; Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico e eleição direta para diretor, embora a eleição direta só ocorra quando promovida pela Secretaria de Educação. Ficou evidente na investigação que o Conselho Escolar não tem participação direta na gestão das escolas investigadas e o processo de atualização do Projeto Político Pedagógico não tem contado com a participação de toda a comunidade escolar, ao ponto de alguns dos entrevistados terem revelado desconhecer este documento. Quanto a atuação dos diretores, o estudo apontou que entre os anos de 2013 até 2020 a autonomia existente nas escolas era relativa, sendo controlada e direcionada pela SEMEC. No entanto, foi possível identificar experiências democráticas e participativas em desenvolvimento, apesar das determinações autoritárias da SEMEC.

Autor(a)

Carmem Lucia Santos

Orientador(a)

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022