O presente texto apresentará um estudo realizado nas comunidades rurais, do município de Altamira no estado do Pará. Objetivaanalisar se os resultados das ações de Educação Ambiental implementadas pelo programa da BR- 230 através do PEA no município de Altamira-PA no ano de 2010 a 2011 contribuíram para a inserção da prática da Educação Ambiental nas comunidades, assim como para a formação de uma consciência ambiental. O referencial teórico metodológico amparou-se em base qualitativa em umaperspectiva da educação ambiental crítica; esta contou com a análise dedocumentos relacionados ao programa, bem como documentos oriundos da prefeitura erevisão de literatura. A pesquisa foi realizada com a utilização das entrevistascom perguntas abertas direcionadas aos facilitadores do programa, estagiários e com alguns moradores das comunidades em questão. Dentre os autoresque auxiliaram para a compreensão do contexto estudado destacam-se: Frederico Loureiro (2004, 2005, 2007,2009 2012), Marilena Loureiro (2007),Violeta Loureiro (2009, 2011), Bertha Becker (2009, 2011), dentre outros. A pesquisa possibilitou entender as relações estabelecidas entre as ações de educação ambiental pensada para a região a partir da retomada do asfaltamento da BR-230, mas conhecida como transamazônica. Esse novo cenário se apresenta com múltiplos olhares pelas comunidades afetadas diretamentepor esta rodoviaconfigurando-se como um lugar propício para debates acercas dos impactos socioambientais.
Dilemas e as Proposições da Educação Ambiental na Transamazônica (BR-230): Do Atendimento às Normas para o Licenciamento ao Encontro das Expectativas das Comunidades da Rodovia, Os
Edisa Assunção Corrêa
Orientador(a)
Marilena Loureiro da Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2014