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Diálogo de Surdos: Estigmas, Oralismo, Língua de Sinais e Escolarização de Surdos em Belém (1960 – 2019)

2 de Abril, 2025 . Teses Ernesto Padovani Netto

Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de vivências de pessoas surdas na capital do estado do Pará. Tais vivências enfocadas dizem respeito fundamentalmente às práticas de oralização de surdos, a partir de terapias implementadas em ambientes escolares, que objetivavam estimulá-los a desenvolver a fala, a leitura orofacial (leitura labial) e os resquícios auditivos, com a intenção de que pudessem identificar determinados sons e, assim, serem integrados à sociedade majoritária ouvinte. Essas práticas terapêuticas apresentam-se como um projeto repleto de concepções médicas, que adentraram os espaços escolares e foram impostas aos surdos, entre as décadas de 1960 e 1980, sendo que, a partir da década de 1990 e os anos iniciais do século XXI, houve o fortalecimento de movimentos sociais surdos, que passaram a contestar este modelo estabelecido e propor a valorização da que compreendem ser sua língua natural, a Língua de Sinais, no caso, a Libras. Neste contexto, destacam-se três eixos norteadores neste trabalho: os estigmas atribuídos aos indivíduos com surdez por meio do desconhecimento e da incompreensão das peculiaridades desse grupo social minoritário, que acabou sendo extremamente desrespeitado e, consequentemente, prejudicado ao longo dos anos, nas relações estabelecidas entre pessoas surdas e pessoas que ouvem. Os dilemas comunicacionais e a escolarização das pessoas surdas. A pesquisa buscou destacar a agência dos sujeitos surdos enquanto protagonistas nos processos sociais investigados. Para tanto, fez-se uso de publicações em redes sociais e entrevistas, as quais conceituei como História Sinalizada, procurando historiar as memórias destas pessoas acerca de suas experiências, com maior destaque para as experiências escolares, embora também sejam analisadas outras situações vivenciadas no cotidiano dos surdos que evidenciam seus dilemas comunicacionais.

Autor(a)

Ernesto Padovani Netto

Orientador(a)

Marcio Couto Henrique

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2022