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Dialética da Literatura e as Possibilidades Formativas da Leitura Literária, A

30 de Abril, 2025 . Dissertações Lana Jennyffer Santos Nazareth

Partindo de algumas das experiências deixadas por Benjamin, Adorno e Horkheimer, sobre literatura, formação e experiência, o presente trabalho objetiva pensar de que maneira a leitura literária pode contribuir no processo de educação e formação das crianças de modo a constituir-se como obstáculo à estereotipia do pensamento na escola. A estereotipia é a cicatriz que remete à violência social, imposta desde a infância, à dominação cega, à barbárie que nos é infligida visando fins particulares e dificultando o pensar fora dos esquemas pré-fabricados pela cultura administrada como indústria. À medida que ocorre o avanço da tecnologia, a sociedade tem aumentado, na mesma proporção, a necessidade de padronização do comportamento e a estereotipia do pensamento. Assim, o objetivo geral desse trabalho é compreender de que maneira a leitura literária pode contribuir para o processo de educação e formação das crianças na escola, é dizer, de que maneira a literatura pode se constituir como obstáculo à estereotipia do pensamento na escola. No esforço de pensar a leitura literária na escola como obstáculo à estereotipia delineei os seguintes objetivos específicos: (a) compreender a posição da literatura no tocante às relações de mercado; (b) verificar por qual obra literária as crianças demonstram interesse na biblioteca da escola Amorim Lima; (c) saber se as obras literárias pelas quais as crianças demonstram interesse são trabalhadas na escola; e (d) analisar como os constitutivos das obras mais emprestadas na biblioteca escolar podem implicar obstáculos à estereotipia. Para tanto, participei do cotidiano da biblioteca da escola pública Amorim Lima e acessei os dados de empréstimos de livros realizados pelos alunos. Além disso, entrevistei a coordenadora, a assistente de direção e a professora mediadora da biblioteca. O objetivo principal dos roteiros de entrevistas é pensar como a escola insere a literatura nos processos formativos das crianças. A partir do entrelaçamento entre empiria e as referências teórico-metodológicas apreendidas nas leituras dos autores da Teoria Crítica, compreendo que, para que se torne um obstáculo à estereotipia do pensamento, a literatura precisa constituir-se como possibilidade de autorreflexão. Se os esquemas préfabricados pela indústria cultural são interpostos em nosso processo de formação, Adorno (2009; 2014; 1975) destaca que a esperança de a leitura literária contribuir com uma formação que ultrapasse o pensar estereotipado depende de seu entrelaçamento à filosofia. Esse entrelaçamento entre a experiência literária e a experiência filosófica permitiria a relação entre a unidade e a multiplicidade, restituindo ao pensamento um movimento de pensar que ultrapassa o método autocrático e, portanto, a estereotipia.

Autor(a)

Lana Jennyffer Santos Nazareth

Orientadores(as)

Luciana Dadico

Nilo Carlos Pereira de Souza

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2020