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Criança Negra e Educação na Província do Pará no Século XIX (1871 – 1888)

30 de Abril, 2025 . Dissertações Rodrigo Moura Queiroz

O tema desta pesquisa é a criança negra e a educação da província do Pará no século XIX, após a Lei do Ventre Livre de 1871. A intenção, que se configurou em objetivo geral, é analisar a presença da criança negra nas instituições de Instrução Pública e educação na província do Pará, depois da promulgação da Lei do Ventre Livre de 1871. Nessa direção, levantou-se as seguintes questões norteadoras: 1) Em que contexto histórico os debates emancipacionistas e abolicionistas, que culminaram na lei do Ventre Livre, se deram? 2) Às crianças negras, havia uma perspectiva de educação na Província do Pará? 3) Foram criadas instituições de atendimento à criança negra no Pará? Para tanto, estabeleceu-seos seguintes objetivos específicos: a) Descrever o contexto histórico dos debates emancipacionistas e abolicionistas que culminaram na lei do Ventre Livre e no nascimento da criança negra “livre”, denominada como ingênua; b) Demonstrar à perspectiva educacional anunciada pela sociedade paraense às crianças negras da província; c) Identificar as instituições educacionais destinadas às crianças negras da província. A hipótese levantada é de que, mesmo em meio a uma sociedade ainda escravocrata, e, obviamente, em condições não favoráveis, as crianças negras livres conseguiram, ainda que para mantê-las sob domínio, estar presentes nas instituições de instrução públicas e de educação na Província do Pará, quando da promulgação da lei do Ventre Livre. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com base na pesquisa documental e na pesquisa bibliográfica. As fontes documentais utilizadas são: relatórios e manifestações de presidentes da Província do Pará, leis e portarias provinciais, ofícios trocados por instituições oficiais da Instrução Pública e também matérias e anúncios de jornais que circulavam na Capital da Província do Pará. Os resultados demonstram não só que a criança negra estava presente quando da promulgação da Lei do Ventre Livre, mas antes; que elas ocuparam os espaços de instrução públicas e de educação destinados às crianças desvalidas. Ao se tornarem objeto das políticas públicas do império brasileiro, e na prática ocuparem os espaços de instrução e educação públicas destinados às crianças desvalidas na província do Pará, a criança negra foi preparada para ocupar os lugares estabelecidos pelas elites na conformação estrutural da sociedade brasileira capitalista periférica.

Autor(a)

Rodrigo Moura Queiroz

Orientador(a)

Sônia Maria da Silva Araújo

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022