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Conflito Geracional por Uso de Tecnologia: Uma Fenomenologia das Relações Entre Idosos e Jovens Digitais em Belém do Pará

15 de Abril, 2025 . Teses Wanderson Alexandre da Silva Quinto

Esta tese de doutorado discute alguns modos que idosos e jovens se valem para articular o uso, as comunicações e as relações sociais nos meios virtuais no contexto da contemporaneidade, em que a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) integram os processos de subjetivação coletivos e se fazem imperativos para estar e manter-se visíveis, cotidianamente, no mundo da vida. Considera-se que tal cenário afeta as formas das relações sociais, entre os sujeitos focalizados em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de base fenomenológica hermenêutica, implicando resultar em conflitos interpessoais. A questão de estudo foi: De que modo a concepção, o entendimento e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por idosos e jovens digitais fragilizam ou fortalecem os vínculos? E a tese proposta foi que: os conflitos geracionais por uso de tecnologia estão associados a dois fatores: (1) ao entendimento que cada geração faz de tecnologia e (2) ao fato de que idosos digitais tentam dominar a tecnologia, enquanto os jovens digitais se acoplam a elas geracionalmente. O objetivo principal consistiu em identificar e refletir a pertinência da proposição de tese, bem como verificar o impacto do uso da internet e dispositivos digitais no estreitamento ou no distanciamento do vínculo entre idosos e jovens digitais. Metodologicamente, realizou-se grupos focais e entrevistas dirigidas com 6 idosos e 6 jovens com vínculo consanguíneo de avós e netos. Destaca-se que os dados analisados para o grupo de idosos evidenciaram que: (1) existe uma dificuldade na compreensão da funcionalidade dos aplicativos e da real necessidade de uso; (2) somente 1 dos 6 idosos não teve o contato inicial com as TICs por meio de jovens – sendo eles netos e/ou familiares; (3) o interesse dos idosos pelas TICs parece ser com o caráter de estender ou estabelecer novas relações sociais, pois entendem que aprender a utilizá-las representa manter-se inseridos socialmente; 4) as dificuldades frente ao uso das ferramentas tecnológicas estão relacionadas à complexidade e rapidez com que esses recursos evoluem. Por sua vez, os jovens entrevistados revelaram que: (1) o contexto digital não tem uma única função, nem uma única valorização, mas uma multiplicidade e flexibilidade de usos; (2) muitos deles ensinaram os avós a lidar com as tecnologias e sentem prazer em estarem se relacionando virtualmente; (3) a interação e o convívio por meios dos serviços digitais proporcionaram a reflexão e, possivelmente, retificação da imagem distorcida que podem ter dos idosos. Conclui-se que, ao se perceber o processo fenomenológico da relação humano-tecnologia, é desvelada uma hermenêutica do enraizamento tecnológico-sócio-cultural dos colaboradores da pesquisa; observa-se também uma relação de mútua benevolência em que os jovens auxiliam ou até iniciam os adultos na lida com o digital; ressalta-se que para os idosos estarem próximos aos mais jovens significa contato com o moderno, aprender a linguagem tecnológica. Quanto ao conflito, nota-se que a relação de troca entre jovens e idosos, por meio da utilização de artefatos e serviços tecnológicos, empodera os jovens que conduzem tais trocas de acordo com seus micros interesses, por isso, ainda que haja cooperação, o conflito se estabelece devido ao aumento das demandas dos idosos sobre conhecimento tecnológico e nem sempre os jovens possuem paciência para ensinar. Por fim, espera-se com a tese contribuir para que a sociedade ampla, a universidade e o Estado lancem políticas em saúde mental, bem como capacitação digital para o enfrentamento das constantes exigências atuais de performance que os idosos digitais sofrem para adquirir competências tecnológicas.

Autor(a)

Wanderson Alexandre da Silva Quinto

Orientador(a)

Adelma Do Socorro Gonçalves Pimente

Curso

Psicologia

Instituição

UFPA

Ano

2022