Esta dissertação de mestrado foca sua análise na atuação das CIJMA nos diferentes cenários no estado do Pará. O objetivo principal é compreender e analisar como se consolidam as práticas de educação ambiental realizada no contexto escolar oriundas da participação das escolas selecionadas neste estudo no processo das CIJMA, a qual ocorre desde as etapas seletivas de âmbito municipal, regional e nacional nos períodos subsequentes ao evento como forma de perceber seus desdobramentos. As escolas serão analisadas no período de 2013 á 2015 e concentram-se em duas realidades distintas, a saber, a primeira escola representa um cenário com características urbanas – A Escola Estadual Regina Coeli Silva e Sousa situada no município de Ananindeua e a segunda instituição representa um cenário com característica ribeirinha e rural – A Escola Municipal São Benedito localizada no município de Portel. O referencial teórico-metodológico ancora-se na perspectiva da educação ambiental crítica e emancipatória; e se fundamenta num estudo qualitativo, norteado pelo estudo de caso múltiplo; e para a coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com a comunidade escolar das instituições participantes do processo e registros fotográficos, bem como documentos da escola e, revisão de literatura e vivências no cotidiano da escola. Alguns dos autores que nos auxiliaram para a compreensão do contexto estudado foram Freire (2014), Cury (1986); Guimarães (2012;2011;2010), Loureiro (2014;2013;2011), Layrargues (2009;2005), Mészaros (2008), bem como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A pesquisa oportunizou perceber, a partir dos discursos dos sujeitos entrevistados e, na leitura dos projetos pedagógicos da referidas escolas que houve tentativas e esforços mútuos em impulsionar ações e projetos de educação ambiental de forma contínua, entretanto ainda necessita de um maior redimensionamento dessas práticas como forma de potencializar ações diversas na perspectiva de uma dimensão mais abrangente e crítica da EA.
Conferência Infanto Juvenil para o Meio Ambiente (CIJMA): Uma Análise das Ações Socioeducativas Voltadas a Educação Ambiental nos Diferentes Cenários da Amazônia Paraense
Elana Gracielle Santos Almeida
Orientador(a)
Marilena Loureiro da Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2016