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Composições Estéticas entre Schiller e Nietzsche sobre a Formação Humana: Contribuições à Prática Educativa

4 de Maio, 2025 . Dissertações Ivys de Alcântara Silva

Quando se fala em estética qual a primeira imagem que nos vem à mente? A cada pessoa que se faça essa pergunta poderemos ter uma resposta diversa, tamanha a plasticidade do termo. Diante desta plasticidade, a presente investigação tem como ponto principal discutir o papel da estética na formação humana, tecendo um interlúdio composicional entre alguns aspectos de duas insignes teorias filosóficas que cotejam a importância da arte e a formação humana do ponto de vista estético, a saber, a perspectiva estética de Friedrich Von Schiller contidas mormente em suas obras A educação estética do homem numa série de cartas e Poesia ingênua e sentimental, bem como a teoria estética de Friedrich Nietzsche diluída em obras como O nascimento da tragédia, A filosofia na época trágica dos gregos e Humano, demasiado humano. O debate a ser suscitado entre esses pensadores e suas perspectivas estéticas perpassará suas principais concepções acerca da estética, tentando vislumbrar em que pontos tais teorias filosóficas se encontram, para uma possível visualização da estética como elemento amalgamado às práticas formativas. Diante disso, e tomando a estética como pedra angular da formação plena do ser humano, esteio que foi soterrado, cumpre-nos a tarefa de relevar o seu valor formativo na educação. Pelo prisma sensível destes pensadores, veremos o feixe de luz que nos ajudará a refletir sobre de que maneiras a estética está amalgamada à educação, aqui entendida de modo amplo como formação.

Autor(a)

Ivys de Alcântara Silva

Orientador(a)

Gilcilene Dias da Costa

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2017