O modernismo paraense na década de 1950, em suas diversas vertentes, é marcado pela ampla presença de estudantes de Direito e bacharéis formados pela Faculdade de Direito do Pará, como é o caso de Benedito Nunes, Haroldo Maranhão, Maria Sylvia Nunes e Mário Faustino, todos ligados ao chamado “Grupo dos Novos”. Diante dessa percepção, a presente dissertação tem como objetivo compreender a influência da formação intelectual no campo jurídico propiciada pela Faculdade de Direito do Pará para a construção da identidade do “Grupo dos Novos” e para o debate sobre modernidade em Belém nos anos 1950, percebido o entrecruzamento das letras e da cultura jurídica no movimento modernista paraense. Revisitase o itinerário do modernismo no Pará, jogando luz para a ampliação de perspectivas propiciada pela sociabilidade no meio jurídico, sobretudo a partir do ambiente de cultura jurídica propiciado pela Faculdade de Direito do Pará. Coloca-se em evidência, a partir de referenciais da História do Direito, o contexto cultural e institucional vivido nessa instituição a partir dos anos de 1930 e, com base nos dossiês acadêmicos albergados pelo Arquivo da atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, analisa-se a formação jurídica de Benedito Nunes e Maria Sylvia Nunes, dando ênfase aos estudos realizados em Introdução à Ciência do Direito e em Direito Constitucional, disciplinas ministradas pelos professores Daniel Coelho de Souza e Orlando Bitar, respectivamente. Nota-se que a Faculdade de Direito do Pará, além de um marco para a cultura jurídica regional, foi um ambiente que contribuiu para a formação das visões de mundo desses intelectuais, sobretudo por meio da formação filosófica e políticoconstitucional propiciada a seus estudantes.
Código ao Cânone: Cultura Jurídica e Modernismo Literário no Pará nos Anos 1950, Do
Victor Russo Fróes Rodrigues
Orientador(a)
Aldrin Moura de Figueiredo
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2021