Esta pesquisa tem como objeto de investigação as contribuições de um Clube de Leitura para o estímulo à leitura e a formação da identidade leitora em uma escola pública, localizada em um bairro da periferia da cidade de Belém do Pará. Por meio desse objeto, estipulou-se como objetivo analisar se as ações de leitura literária realizadas em uma turma de Ensino Médio, durante um ano, contribuíram para formação de leitores literários. Diante dessa perspectiva de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenação pedagógica da escola e com alunos, além de observação participante em sala de aula como forma de avaliar em que medida essas contribuições aconteceram. Para tanto, foram criadas categorias de análise para evidenciar se houve estímulo a leitura de textos literários ou de outros gêneros e se essas ações contribuíram de alguma de algum modo para formação da identidade leitora desses alunos. Do ponto de vista teórico, foram levados em consideração elementos da história como produção discursiva, presentes nos textos de Roger Chartier; as discussões da perspectiva enunciativa da linguagem, proposta por Mikhail Bakhtin, a estética da recepção, a teoria dos efeitos da leitura, a importância do ato da leitura e da formação do leitor, inserida nos escritos, respectivamente, de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, de Vincent Jouve, de Michele Petit, de Paulo Freire, de Regina Zilberman, dentre outros, que nos possibilitaram aguçar este estudo em sentidos e significações. Tendo como base metodológica a Análise do Discurso, esta pesquisa obteve resultados que evidenciaram que os alunos passaram a ver o ato da leitura como essencial para construção da personalidade; para compreensão das questões sociais presentes na leitura do mundo; para o exercício da criatividade, da imaginação, da sensibilidade, para melhoria da interpretação de textos, da habilidade de escrita e para o exercício da cidadania.
Clube de Leitura e Formação de Leitores Literários: Entre Mediações e Interações na Educação Escolar
Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe
Orientador(a)
Nilo Carlos Pereira de Souza
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2019