O objetivo principal deste trabalho é descrever e interpretar de que maneira um clube de leitura desenvolvido em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da Região Metropolitana de Belém-Pa contribuiu para a formação de novos leitores literários, com enfoque direcionado às práticas de mediação desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, o estudo qualitativo se dará por meio de uma pesquisa bibliográfica, com bases também no estudo de caso. Em contato com as ideias de Paulo Freire (1989), Antonio Candido (2004), Michèle Petit (2009), Vincent Jouve (2010), Regina Zilberman (2009), Teresa Colomer (2007), Aidan Chambers (2007), entre outros autores que versam acerca de temas relacionados à mediação de leitura e formação do leitor, o clube de leitura será interpretado como estímulo a uma formação mais ampla e participativa do sujeito. O resultado desta pesquisa demonstra que o processo de confiança entre mediador-aluno é condição sem a qual não se torna viável pensar em formar leitores. As experiências escolares podem e devem tocar laços de afetividade no ensino das estratégias de leitura, tendo em vista que esta última é plural, democrática e evoca a humanidade muitas vezes soterrada por uma lógica de produtividade de números e resultados em sala de aula. Além disso, recuperamos a reflexão acerca a importância dos processos de compartilhamento de leitura na escola para o desenvolvimento de professores e alunos críticos e conscientes dos seus papéis sociais.
Clube de Leitura e a Formação de Leitores Literários: Um Estudo sobre as Práticas do Grupo de Pesquisa GELAFOL-UFPA, O
Ruanne Fabricia Torres Ribeiro
Orientador(a)
Nilo Carlos Pereira de Souza
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022