A prática etnográfica é essencial para desenvolver os trabalhos de campo e a imersão nas festas, em específico na Festa de Todos os Santos no quilombo de Jurussaca, que me permitiu desenvolver arcabouço para a produção desta tese. A etnografia contribui às descrições dos rituais, dos símbolos, das memórias, das orações, da materialidade das fitas, na comida, das emoções e sentimentos, das hierarquias políticas internas e regras sociais, das tensões e conflitos, dos sentidos de pertencimento e território produzidos na festa. Na centralidade da festa estão homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e velhos que me ajudaram a reconhecer os lugares de tradição com suas especificidades, respeitando os direitos culturais destes grupos sociais e promover a valorização de suas vivências, seus saberes e costumes. No quilombo de Jurussaca, esses costumes são basilares para que as novas gerações se auto identifiquem dentro da dinâmica cultural pela qual transitam, firmando suas identidades e transformando os dias de rotina em festa. Nesse entremeio, estão as relações de gênero e geracional as quais são sustentadas nesta pesquisa como primordiais para a manutenção da festa da promessa, surgida há mais de oitenta anos e que ainda hoje, no quilombo e nas comunidades em seu entorno, é a que fortalece os laços identitários, socioculturais e religiosos, econômicos, políticos e, reafirma-se como fato social fundamental aos velhos e às outras gerações. Nessa inserção etnográfica na Festa de Todos os Santos, procurei por fios que me levassem aos lugares da escuta que levam em conta coortes, com entrevistas semiabertas, questionários e a etnografia que preconiza uma descrição minuciosa e densa do que se pretende investigar no campo da pesquisa. Vi e ouvi, que a devoção delas e deles saia do espaço familiar e transitava nas relações geracionais de outras casas. Dessa forma, busquei saber como se davam as conexões entre elas, eles e seus antepassados? Quais as histórias de vida e vivências reiteradas no cotidiano e que se constituem dimensões das práticas culturais e políticas identitárias daquele lugar? Até que ponto a Festa de Todos os Santos media a vida das pessoas, (re)constrói e (re)significa identidades? Transmite os saberes ditos tradicionais nas relações intergeracionais, demarca lugares e posiciona as relações de gênero? A tese traz, portanto, sua análise acerca das inquietações colocadas em foco no seu escopo.
Caminhos do Sagrado: A Devoção e as Relações Geracionais e de Gênero na Festa de Todos os Santos no Quilombo de Jurussaca – Pará, Os
Maria Helena de Aviz dos Reis
Orientador(a)
Rosa Elizabeth Acevedo Marin
Curso
Antropologia
Instituição
UFPA
Ano
2023