A Educação a Distância (EaD) é bastante estruturada no país e, por meio das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)s, vem provocando as pesquisas em educação a se voltarem para as reflexões e análises sobre o processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, dados os desafios inerentes à essa modalidade. Nos últimos anos a procura pelo ensino EaD aumentou consideravelmente. Contudo, os desafios ainda são muitos e entre eles é necessário pontuar a questão em relação a como garantir que o processo de ensino/aprendizagem em EaD proporcione cada vez mais a autonomia necessária para que os estudantes possam ter sucesso na realização de suas atividades, por exemplo. Essa autonomia deve ser compreendida como um procedimento positivo e esperado, necessário para uma aprendizagem de qualidade. Desta forma, o objetivo desta tese é analisar as percepções de estudantes do Ensino Superior, na modalidade EaD dos cursos de licenciatura em Geografia, Música, Filosofia e Pedagogia, sobre suas crenças de autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem, investigando as possíveis implicações no contexto acadêmico. Nesta pesquisa objetivou-se analisar as percepções de estudantes do ensino superior, na modalidade EAD, sobre suas crenças de autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem, investigando as possíveis implicações no contexto acadêmico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa adotou-se a Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura como perspectiva teórica, levando em consideração, sobretudo, os estudos relacionados a autorregulação da aprendizagem e autoeficácia no contexto acadêmico. Esta tese está estruturada em um formato de quatro artigos. O primeiro teve como objetivo discutir os conceitos da autorregulação da aprendizagem e da autoeficácia acadêmica e suas contribuições para compreensão dos processos cognitivos, metacognitivos, comportamentais e motivacionais relativos ao contexto educacional. Aplicou-se pesquisa bibliográfica à luz da Teoria Social Cognitiva, tendo como foco o processo de desenvolvimento da autorregulação e das crenças de autoeficácia os quais são importantes conceitos para a compreensão de como os indivíduos observam, julgam e agem sobre seus próprios comportamentos e como estruturam, monitoram e avaliam sua aprendizagem. O segundo artigo teve como objetivo discutir o conceito de autoeficácia acadêmica e suas contribuições para a compreensão dos processos comportamentais e motivacionais relativos ao contexto educacional. Neste trabalho foi possível identificar que as crenças de autoeficácia acadêmica são necessárias para o desenvolvimento das capacidades pessoais de realização e concretização de objetivos, em particular, no domínio da realização acadêmica. O terceiro artigo teve como objetivo descrever as percepções de estudantes do ensino superior, na modalidade a distância, sobre a autorregulação da aprendizagem. Foi realizada pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativo, com estatística descritiva simples. A coleta de dados foi realizada por meio de envio de dois questionários eletrônicos (e-survey’s), construídos no Google Forms. O primeiro relativo a dados referentes à autorregulação da aprendizagem, Escala de Autorregulação Acadêmica (EAA), aplicado a 205 estudantes; e o segundo envolvendo o levantamento de informações sobre acesso e habilidades tecnológicas em ambiente virtual, Escala de Acesso e Habilidades Tecnológicas de Estudantes Universitário na Educação a Distância (AHTEUEd), aplicado a 72 participantes. Como principais resultados, é possível verificar que os estudantes se percebem como tendo boa aprendizagem autorregulada, apesar da pesquisa ter identificado também dificuldades quanto ao gerenciamento do tempo de estudo e algumas dificuldades no acesso e na habilidade para uso de tecnologias digitais e ambientes virtuais. O quarto artigo teve como objetivo descrever as percepções de estudantes do ensino superior, na modalidade a distância, sobre suas crenças de autoeficácia acadêmica. A metodologia utilizada foi classificada como quanti-qualitativa, contou com a coleta de dados realizada a partir do envio de um questionário eletrônico (e-survey’s), Escala de Autoeficácia Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior (AEFS), construídos no Google Forms. Participaram 205 estudantes, deste 45 apontaram, de forma textual e opcional, suas percepções quanto à formação na modalidade a distância. Como principais resultados, é possível verificar que os estudantes se percebem como tendo boas crenças de autoeficácia, a despeito das dificuldades inerentes à aprendizagem neste contexto. Portanto, a partir das pesquisas realizadas para a conclusão desta tese foi possível compreender a importância da TSC e dos construtos de autorregulação e autoeficácia para promover um processo de aprendizagem mais autônomo e independente, fatores necessários para o sucesso na modalidade EaD, como demonstrou a literatura e as pesquisas sobre o tema.
Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Acadêmica em Estudantes de Licenciaturas a Distância da UEMAnet, A
Fernando César dos Santos
Orientador(a)
Maély Ferreira Holanda Ramos
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022