Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do Instituto de Ciências da Educação – ICED da Universidade Federal do Pará – UFPA, na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. O objeto de estudo investigado é o trabalho docente de uma coordenadora pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e fundamenta-se no sistema teórico-conceitual de Vigotski e em conceitos e pressupostos formulados por autores que investigam a temática da coordenação pedagógica num movimento concreto que envolve os aspectos críticos desse fenômeno. E teve por objetivo analisar como se desenvolve o trabalho de uma coordenadora pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Capanema-PA. Os objetivos específicos são: 1. Apontar como a literatura aborda a questão da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Descrever e analisar a organização do trabalho pedagógico de uma coordenadora pedagógica em uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Relacionar contribuições da teoria histórico-cultural para a atuação da coordenadora pedagógica com vistas à realização de um trabalho docente crítico e emancipatório. O método segue as diretrizes da teoria histórico-cultural, e se dividiu em três tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. A pesquisa bibliográfica consistiu em obter informações sobre o coordenador pedagógico, de forma abrangente, e sobre a atuação específica deste profissional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido a revisão bibliográfica foi essencial e realizou-se por meio de buscas no Banco de dados no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa documental constou do levantamento e análise dos marcos legais (leis, resoluções), que orientam o trabalho pedagógico a ser realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de documentos próprios da escola lócus da pesquisa, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o regimento interno, projetos e planos de ações. A pesquisa empírica seguiu os princípios metodológicos do método genético-causal, proposto por Vigotski. A produção de informações ocorreu por meio de observações, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi de acordo com a análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados mostram que a coordenadora pedagógica divide seu trabalho em momentos e ações e segue rigidamente às diretrizes da secretaria municipal de educação e as legislações vigentes. Suas ações pedagógicas carecem de uma abordagem crítica, e a ausência de formação especifica a impede de concretizar o trabalho pedagógico intencional e emancipador. O estudo revelou que a compreensão dos processos constitutivos desta profissional foi essencial para evidenciar os valores sociais presentes em sua trajetória e que interferem no seu modo concreto de vida e na formação de sua consciência humana. As contribuições da teoria de Vigotski para o trabalho da coordenadora permitiu evidenciar a importância da realização de um trabalho pedagógico critico, intencional e emancipador, no qual os princípios categóricos, como: as relações sociais, a zona de desenvolvimento proximal e obutchenie são essenciais para o processo educativo. Conclui-se que a necessidade de uma formação teórica sólida que dê embasamento científico e intencional a organização do trabalho pedagógico, se faz necessário. O estudo sugere que o trabalho da coordenadora, entendida neste estudo como organizadora do meio social educativo seja orientada com base na teoria e método de Vigostki. Seus conceitos gerais e específicos podem proporcionar ao trabalho docente desta coordenadora concepção de educação crítica, indo além da prática tradicional, visando à transformação efetiva da realidade concreta por meio de uma práxis educativa emancipadora.
Atuação de uma Coordenadora Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública do Município de Capanema-PA, A
Kelly Danielly Pereira Bispo Felipe
Orientador(a)
Sônia Regina dos Santos Teixeira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2024