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Atuação de uma Coordenadora Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública do Município de Capanema-PA, A

29 de Abril, 2025 . Dissertações Kelly Danielly Pereira Bispo Felipe

Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do Instituto de Ciências da Educação – ICED da Universidade Federal do Pará – UFPA, na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. O objeto de estudo investigado é o trabalho docente de uma coordenadora pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e fundamenta-se no sistema teórico-conceitual de Vigotski e em conceitos e pressupostos formulados por autores que investigam a temática da coordenação pedagógica num movimento concreto que envolve os aspectos críticos desse fenômeno. E teve por objetivo analisar como se desenvolve o trabalho de uma coordenadora pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Capanema-PA. Os objetivos específicos são: 1. Apontar como a literatura aborda a questão da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Descrever e analisar a organização do trabalho pedagógico de uma coordenadora pedagógica em uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Relacionar contribuições da teoria histórico-cultural para a atuação da coordenadora pedagógica com vistas à realização de um trabalho docente crítico e emancipatório. O método segue as diretrizes da teoria histórico-cultural, e se dividiu em três tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. A pesquisa bibliográfica consistiu em obter informações sobre o coordenador pedagógico, de forma abrangente, e sobre a atuação específica deste profissional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido a revisão bibliográfica foi essencial e realizou-se por meio de buscas no Banco de dados no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa documental constou do levantamento e análise dos marcos legais (leis, resoluções), que orientam o trabalho pedagógico a ser realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de documentos próprios da escola lócus da pesquisa, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o regimento interno, projetos e planos de ações. A pesquisa empírica seguiu os princípios metodológicos do método genético-causal, proposto por Vigotski. A produção de informações ocorreu por meio de observações, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi de acordo com a análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados mostram que a coordenadora pedagógica divide seu trabalho em momentos e ações e segue rigidamente às diretrizes da secretaria municipal de educação e as legislações vigentes. Suas ações pedagógicas carecem de uma abordagem crítica, e a ausência de formação especifica a impede de concretizar o trabalho pedagógico intencional e emancipador. O estudo revelou que a compreensão dos processos constitutivos desta profissional foi essencial para evidenciar os valores sociais presentes em sua trajetória e que interferem no seu modo concreto de vida e na formação de sua consciência humana. As contribuições da teoria de Vigotski para o trabalho da coordenadora permitiu evidenciar a importância da realização de um trabalho pedagógico critico, intencional e emancipador, no qual os princípios categóricos, como: as relações sociais, a zona de desenvolvimento proximal e obutchenie são essenciais para o processo educativo. Conclui-se que a necessidade de uma formação teórica sólida que dê embasamento científico e intencional a organização do trabalho pedagógico, se faz necessário. O estudo sugere que o trabalho da coordenadora, entendida neste estudo como organizadora do meio social educativo seja orientada com base na teoria e método de Vigostki. Seus conceitos gerais e específicos podem proporcionar ao trabalho docente desta coordenadora concepção de educação crítica, indo além da prática tradicional, visando à transformação efetiva da realidade concreta por meio de uma práxis educativa emancipadora.

Autor(a)

Kelly Danielly Pereira Bispo Felipe

Orientador(a)

Sônia Regina dos Santos Teixeira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2024