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Arqueologia Com Pipoca: Representações e Representatividade de Gênero e Raça no Cinema

11 de Abril, 2025 . Dissertações Débora Cristiane Blois Nascimento

Esta dissertação analisa a partir de um viés antropológico e arqueológico a imagem da Arqueologia, suas construções e representações nas produções cinematográficas. É importante perceber que o cinema é uma arte absurdamente discursiva, dessa forma, os discursos se constituem, sobretudo, nas inferências. A percepção artística depende do background cultural de cada expectador. Em meu recorte, neste campo de investigação, me pautei na composição das imagens apontadas nos filmes da plataforma digital Netflix, a qual recebeu esse enfoque, por ser o maior streaming da atualidade. Para isso, classifiquei os títulos de modo quantitativo por ordem de produção; em seguida, a partir da análise fílmica, observei a alegoria por repetição; para enfim recusar a posição judicativa de uma arqueologia branca e homogênea. Dessa forma, tenciono fomentar discussões acerca das narrativas que não falam somente de arqueologia, mas das relações de gênero, raça, diversidade, entre outros. Objetivando mostrar que na sétima arte, os enredos, as imagens, os discursos e silêncios contribuem para o racismo estrutural e a invisibilidade de gênero no constructo da arqueologia enquanto disciplina acadêmica. Naturalizando lugares de poder e fazendo parte da nossa visão de mundo para além das telas de cinema.

Autor(a)

Débora Cristiane Blois Nascimento

Orientador(a)

Marcia Bezerra de Almeida

Curso

Antropologia

Instituição

UFPA

Ano

2022