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Apropriação Inicial da Língua Escrita no Bloco de Alfabetização em Breves/PA: Problemas Adiados? A

30 de Abril, 2025 . Dissertações Lenilson Corrêa Pureza

A presente pesquisa foi constituída a partir da necessidade de compreendermos o processo de ensino-aprendizagem inicial da língua escrita no interior do bloco de alfabetização em Breves, Pará. Assim, o objetivo principal que norteou o trabalho foi analisar quais fatores têm interferido no desempenho dos alunos, no tocante à aprendizagem inicial da língua escrita, no âmbito do Bloco de Alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino de Breves, Pará. Neste trabalho nos amparamos no método materialista histórico-dialético, com o intuito de compreender o fenômeno na sua relação com seus determinantes objetivos, indo além das aparências e dos discursos dos sujeitos. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos: análise de documentos nacionais e locais atinentes à temática discutida, pesquisa bibliográfica, além do uso de questionários e entrevistas semiestruturadas visando coletar dados que nos auxiliasse na análise da questão investigada. No que concerne ao campo pedagógico, nossas análises foram apoiadas pela pedagogia histórico-crítica. Os dados iniciais nos mostravam que dentro do bloco de alfabetização as taxas de aprovação eram consideráveis, enquanto que a partir do 4º ano, onde já se possibilita a reprovação dos alunos, este indicador reduz-se drasticamente. Perguntávamo-nos, então, quais aspectos estão operando no bloco que estão contribuindo para essa diferença? Questionávamos ainda se as altas taxas de aprovação no bloco, em especial a partir da implementação da política do bloco, em 2010, representavam avanços efetivos na qualidade do ensino-aprendizagem ou se os problemas estavam apenas sendo adiados para anos posteriores. Quanto à delimitação temporal optou-se pelo período de 2010 a 2021. Os resultados mostram que a implementação do bloco em Breves não trouxe avanços de fato para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que muitas crianças estão sendo aprovadas sem dominarem os conhecimentos necessários, em particular, a escrita e a leitura. Destarte, verificou-se também que as condições inadequadas de trabalho, com destaque para o número de alunos por turma, a jornada e a remuneração, bem como a implementação das avaliações em larga escala, a exemplo da Provinha Brasil, ANA e IDEB, têm afetado substantivamente a qualidade do trabalho dos professores alfabetizadores.

Autor(a)

Lenilson Corrêa Pureza

Orientador(a)

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022