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Antropologia e Educação na Voz de Escritores e Professores: Narrativas e Escritas da Amazônia em Livros Didáticos de Língua Portuguesa

9 de Abril, 2025 . Teses Rodrigo Otávio Maroja Barata

A tese analisa, por meio do diálogo entre Antropologia e Educação, a representatividade da Região Norte e da Amazônia em livros didáticos de Língua Portuguesa, a partir de discussões acerca de interditos, subalternizações, invisibilizações, etnocentrismos, poderes hegemônicos, violência simbólica. A pesquisa atravessa temas sobre obstáculos no processo ensino- aprendizagem, literatura oral, oralidade e sobre a Coleção Avança Brasil, da Samauma editorial, obra que, sendo de autoria de professores do Estado do Pará, busca introduzir uma proposta de regionalização de conteúdos e de representatividade, de diversidade, de valorização do ensino e da aprendizagem pelo afeto, pensada para alunos da região Norte. No 1o capítulo, faz-se uma análise histórica do livro didático, trajetórias e saberes; no 2o momento, tece-se uma investigação acerca do diálogo entre Antropologia e Educação; no 3o e 4o capítulos, tratam-se do livro didático sob um olhar regional (região Norte) e sobre autoria e editoração de livros na Amazônia Paraense; no 5o capítulo, empreende-se, em uma viagem de campo, os olhares e leituras dos profissionais da educação frente aos ditames impostos pela subalternização de suas realidades em municípios do Pará. Nessa empreitada, dialoga-se com teóricos decoloniais e dos estudos culturais, tais comoWalter Mignolo, Néstor García Canclini, além de Pierre Bourdieu, Adriana Puigrós, Neuza Maria Gusmão, Paulo Nunes, Josebel AkelFares, Violeta Refkalevski, dentre outros, para escutar as vozes de quem, no quotidiano da sala de aula ou nas direções e coordenações de escolas, enfrentam a lida de trabalhar com livros-didáticos produzidos no sul-sudeste, fazendo-se presentes a fim de dar vez às suas visões e leituras de vida acerca da Amazônia, da realidade do discente e do docente no Estado. Igualmente, a pesquisa evidencia a inexistente de políticas de fomento de produção de livros-didáticos no Pará e a gama de obstáculos, que, por vezes, inviabiliza e silencia o processo ensino-aprendizagem no Estado. Para tanto, a tese aponta que a regionalização de grande parte dos conteúdos nacionais e a visibilização da região Norte nos didáticos torna-se emergencial no fortalecimento da trajetória educacional dos discentes da Amazônia paraense.

Autor(a)

Rodrigo Otávio Maroja Barata

Orientador(a)

Agenor Sarraf Pacheco

Curso

Antropologia

Instituição

UFPA

Ano

2019