Este trabalho traz como argumento pesquisar a constituição do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, analisar quais acontecimentos engendram sua organização e interrogar, por meio de suas práticas, as contribuições que entrega e articula para o campo temático em que está inserido. Utiliza como metodologia a pesquisa historiográfica para investigar documentos públicos pertencentes ao Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, pautando-se em uma análise crítica dos acontecimentos sociais, operando com ferramentas conceituais de Michel Foucault, como bipoder, biopolítica, dispositivos, disciplina, relações de poder saber, governamentalidade etc. Através do objeto Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, foi possível oferecer análises sobre grupos no formato de movimentos sociais, que, através de práticas em rede, operam a participação política, formação de profissionais e controle social. De posse desses instrumentos conceituais, refletiu-se acerca do dispositivo da medicalização se exercendo em diversas perspectivas da vida, ao fabricar disciplinas em que se entrecruzam a educação, a aprendizagem, a saúde, aos direitos humanos etc., com vistas a uma governamentalidade biopolítica. Como resultados da pesquisa, obteve-se a explanação detalhada das práticas do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, suas articulações e inserções em campo político, acadêmico e social, sua colaboração para a construção de saberes que alicercem fazeres críticos em Psicologia e em outras profissões as quais se interessem por uma atuação que se contraponha à racionalidade medicalizante. O trabalho se revela como um panorama da discussão sobre a medicalização da educação e da sociedade, na atualidade, destacando as práticas de resistência como um não silenciamento de profissionais, instituições e cidadãos contrários à perspectiva medicalizante.
Análise do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade: Práticas, Política e Psicologia, Uma
Evelyn Tarcilda Almeida Ferreira
Orientadores(as)
Pedro Paulo Freire Piani
Flávia Cristina Silveira Lemos
Flávia Cristina Silveira Lemos
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2015