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“Alma e Coração”: O Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Constituição do Corpus Disciplinar na História Escolar no Pará Republicano (1900-1920)

8 de Maio, 2025 . Dissertações Wanessa Carla Rodrigues Cardoso

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos intelectuais do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) na constituição da História escolar no Pará republicano (1900- 1920), a partir da análise dos livros didáticos, com conteúdos de História Pátria e ensinos cívicos, Alma e Coração (1905), de Hygino Amanajás, e Apostilas de História do Pará (1915), de Theodoro Braga. Tendo esse intento, analisamos o tipo de História veiculada por esses manuais, seus conteúdos e intencionalidades, intimamente associados às construções sociais mais amplas. Fazendo uso da pesquisa histórico-documental, levantamos as produções didáticas dos intelectuais do IHGP, muitas circularam entre alunos e professores das escolas públicas e particulares do Estado, utilizamos as revistas do IHGP e as revistas oficiais A Escola e O Ensino, além de leis, regulamentos e programas de ensino. A pesquisa neste corpus documental foi realizada na Biblioteca Pública Arthur Vianna (Belém, Pará), Seção de Obras Raras, onde encontram-se disponíveis. Entre o aporte teórico utilizado destacamos os estudos empreendidos por Chervel (1990) e Bittencourt (2003) no campo das disciplinas escolares, além do diálogo com o conceito de “tradição inventada” de Hobsbawm (1990; 1997). O Instituto Histórico e Geográfico do Pará foi criado em 1900, colando-se como seu par nacional, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na condição de “guardião do passado”, cultuando as narrativa históricas biográficas e de engrandecimento dos grandes vultos e heróis. Entre os membros do Instituto podemos citar além de Hygino Amanajás e Theodoro Braga, Jorge Hurley, Palma Muniz, José Veríssimo, Ignácio de Moura, Américo Santa Rosa, entre outros intelectuais de grande relevância local e nacional. Esses intelectuais, imbuídos de ideias civilizacionais, viam a História neste contexto como uma das vias de ensinamentos cívico-patriótico, em favor do projeto político de criação de uma identidade nacional e formação do cidadão republicano, necessários á conformação do novo regime. Dedicados a escrita da História nas cadeiras do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, dedicavam-se também a produção de uma História Pátria e regional, veiculada através de livros e manuais didáticos.

Autor(a)

Wanessa Carla Rodrigues Cardoso

Orientador(a)

Doutor Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2013