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Ação Pedagógico-formativa da Companhia de Jesus na Cidade de Belém do Grão-Pará (1652-1759), A

5 de Maio, 2025 . Dissertações Elisangela Silva da Costa

A educação paraense no período colonial representa um vasto campo de estudo a ser desbravado; sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar como se deu a ação pedagógica da Companhia de Jesus em Santa Maria de Belém do Grão-Pará, na era colonial; e como objetivos específicos: a) Identificar quais o(s) propósitos(s) da educação jesuítica e se eles tinham a mesma aplicabilidade para os diferentes segmentos da comunidade colonial residente na capital da província do Grão-Pará; b) Levantar na literatura científica e documental, que estratégias pedagógicas os jesuítas utilizavam para ensinar os colonos e catequizar os índios; c) Descrever como era o Colégio de Santo Alexandre e como transcorriam as atividades do cotidiano escolar; e d) Identificar os pilares da pedagogia inaciana e como eles se materializaram na Belém do Grão-Pará. Adotouse como aportes teóricos os estudos de: Le Goff (1992; 1996); Nora (1993); Chartier (1990, 1994); e Halbwachs (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Detectou-se que o ensino jesuítico na Belém do GrãoPará foi bem planejado e funcionava harmonicamente de uma maneira muito parecida com o que ocorria nas demais colônias, devido à aplicação da Ratio Studiorum. Verificou-se também que a diversidade amazônica fez com que o intercâmbio entre autóctones e estrangeiros fosse mais acentuado, caracterizando marcas culturais em ambas as raças. Identificou-se ainda que a expulsão dos jesuítas de Belém do Pará acarretou muitos prejuízos educacionais e culturais a esta cidade. Adverte para a necessidade de mais estudos sobre esta temática, no sentido de minorar a lacuna intelectual que ainda assola a nossa historiografia educacional.

Autor(a)

Elisangela Silva da Costa

Orientador(a)

Carlos Jorge Paixão

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2016