A presente tese investiga de que maneira se constituiu a formação de oficiais da Polícia Militar do Pará, no período de 1988 a 2014. Analisa-se que essa formação profissional inicialmente realizada com os oficiais da reserva do Exército brasileiro, sob o paradigma e cultura militares, regida por regulamentos disciplinares, doutrinas, elementos simbólicos, patronos, heróis, cerimônias específicas, na incorporação do ethos guerreiro e do espírito militar, foi redimensionada, no pós-1988, em virtude do processo da redemocratização. Posteriormente, apresentou-se com a perspectiva de amalgamar conteúdos militares aos de polícia comunitária e cidadã, focados na interdisciplinaridade, transversalidade, e na integração das três principais unidades de ensino do Sistema de Segurança Pública: Academia de Polícia Militar, Academia de Polícia Civil e Academia de Bombeiro Militar, devido a criação do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP). Para analisar o percurso decorrido, optou-se metodologicamente por duas vertentes: a História do Tempo Presente e a História Oral, na perspectiva de 36 sujeitos que consentiram realizar suas narrativas sobre o que viram e vivenciaram como cadetes, instrutores ou comandantes, na Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, dentro do recorte temporal investigado. As questões pertinentes ao mundo social desses sujeitos são interpretadas à luz das acepções teóricas de Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Erving Goffman, Eric Hobsbawm, Celso Castro, Piero Leirner, William Gaia Farias, José Murilo de Carvalho, dentre outros, realizando o cruzamento das fontes orais (entrevistas) e fontes impressas (jornais, portarias, decretos, boletins gerais, etc.). Como resultado da tessitura analítica da pesquisa, constatou-se que a formação policial militar sofreu modificações estruturais significativas, advindas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Matriz Curricular Nacional, e que na primeira década do século XXI, sofreu novas modificações na sua concepção pedagógica, com o propósito de alcançar a chancela de Instituição de Ensino Superior, distanciando-se um pouco mais da cultura preponderantemente militar.
Academia de Polícia Militar ao IESP: A Formação de Oficiais da Polícia Militar do Pará (1988 a 2014), Da
Jesiane Calderaro Costa Vale
Orientador(a)
William Gaia Farias
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2018