Esta pesquisa foi desenvolvida a partir das discussões feitas com o meu povo Tembé Tenetehar de Santa Maria do Pará nas aldeias Jeju e Areal. Seu propósito é construir uma pesquisa participativa, qualitativa, etnográfica e de campo com os meus parentes. As mudanças sociais, econômica, religiosa e política moldam um aspecto social interétnico, juntamente com a sociedade ocidental. Essa relação social entre o Karaiw (não indígena) e nosso povo Tembé configuram um determinado meio de sociabilidade e de demanda política. Assim, a educação escolar e a educação escolar Tembé/Tenetehar são as categorias elencadas dentro desta pesquisa, a fim de desenvolver uma discussão seguindo a trajetória de luta dentro da perspectiva de construção política de
implementação educacional do nosso povo, em que os parentes colaboraram com suas narrativas da percepção que possuem sobre a educação escolar tembé/tenetehar que queremos, e sua importância para a resistência do nosso povo, considerando o processo de socialização e equilíbrio entre ambos, sociedade Karaiw e povos indígenas. A estrutura desta pesquisa é uma etnografia, em que os interlocutores transmitem suas narrativas que possibilitam reunir os dados necessários, bem como a transcrição de documentos e mídias da pesquisa de campo. Os elementos usados foram os documentos dos arquivos da Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará; os documentos dos resultados das decisões tomadas na audiência com o Ministério Público Federal (MPF) e a tramitação do Inquérito Civil Público para a construção de duas escolas nas duas aldeias; a Conferência de Educação Escolar Indígena Local das Aldeias Jeju e Areal e Regional e as atas das reuniões extraordinárias das lideranças indígenas, esses instrumentos foram usados como fontes de embasamento para o diálogo com a sustentação bibliográfica levantada. Por fim, a pesquisa faz uma amostra das atividades educacionais Tembé, executadas pelos próprios parentes como forma de resistência cultural e autonomia do ensino, no que denominamos de Ensino Intercultural Tembé (ENSITE).
“A Nossa Escola Já é a Nossa Aldeia”: Construção Política da Educação Escolar Tembé/Tenetehar das Aldeias Jeju e Areal
Alex Batista Silva
Orientador(a)
Katiane Silva
Curso
Antropologia
Instituição
UFPA
Ano
2022