Trata-se de um estudo que enlaça as Representações Sociais (RS), teoria que advém do campo da Psicologia Social, ao Ensino de Libras no âmbito das licenciaturas no Ensino Superior. Nesse viés, propomos o seguinte problema de investigação: como são construídas as representações sociais de professores acerca do ensino de Libras no ensino superior e a reverberação destas em suas práticas pedagógicas? A partir desta questão fulcral, buscamos como objetivo geral analisar as representações sociais de professores acerca do ensino de Libras e a reverberação destas em suas práticas pedagógicas. E de modo específico, almejamos: a) caracterizar o perfil dos professores de Libras com ênfase na trajetória de formação acadêmica; b) identificar as imagens e os sentidos que os professores possuem sobre o ensino de Libras; e c) destacar as objetivações e ancoragens que consolidam as RS de professores acerca do ensino de Libras no Ensino Superior. Constitui-se em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, pautada nos aportes teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS) em abordagem processual, enlaçada aos contributos da área da Educação de Surdos e da Língua Brasileira de Sinais. O lócus compreende 5 campi de uma universidade pública localizada no estado do Pará, no Brasil. Os campi são situados nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Castanhal e Cametá. Os sujeitos são 10 professores de Libras que lecionam essa disciplina nos cursos de licenciaturas, destes são cinco surdos e cinco ouvintes. A produção de dados consta de: entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e a técnica de elaboração de desenhos. A análise de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo temática enlaçada à apreensão de ancoragens e objetivações, processos formadores de Representações Sociais. Assim, os resultados foram discutidos a partir das seguintes categorias temáticas emergentes: quebra de barreiras para a acessibilidade; aspectos curriculares e metodológicos; semente do bilinguismo; e mundos e a diversidade. Constatamos que o ensino de Libras é representado a partir de imagens e sentidos pautados em reconhecimento e valorização dessa língua no âmbito da formação inicial de professores.
Representações Sociais de Professores Universitários sobre o Ensino de Libras
Andréa Pereira Silveira
Orientadores(as)
Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho
Ivany Pinto Nascimento
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2019