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“Por Que Você Ainda Fica Falando Sobre Isso?”: Um Estudo Decolonial da Relação entre Educação Escolar e Cultura Popular na Amazônia Brasileira

19 de Maio, 2025 . Teses Albert Alan de Sousa Cordeiro

O objeto desta tese é a relação escola-cultura popular. Ela parte do seguinte o problema chave de investigação: qual a complexidade sociocultural das experiências pedagógicas vividas por professoras e professores da educação básica ao relacionarem no cotidiano da escola pública conhecimento escolar e cultura popular? Tem como objetivo geral analisar, a partir do pensamento decolonial, as memórias de experiências vividas por professoras e professores da educação básica ao relacionarem conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Para tanto, o trabalho toma como corpus para análise memórias narradas por cinco docentes: três professoras e dois professores da educação básica que, além de exercerem o magistério, são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais. Teoricamente, o estudo se fundamenta no pensamento decolonial, originado da produção intelectual da rede modernidade/colonialidade. Metodologicamente, as experiências vividas e narradas pelas professoras e professores foram apreendidas com base nas orientações da história oral. Os dados analisados resultam na tese defendida de que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que favorece a perpetuação dos valores das sociedades neoliberais, valores do sistema mundo capitalista moderno colonial, além de marginalizar as culturas produzidas pelas populações que foram vítimas do colonialismo europeu na América Latina. Entretanto, contraditoriamente, as professoras e professores, sujeitos protagonistas desta pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição. Em função disto, acabam por produzir no contexto do ambiente escolar conhecimentos outros, mediatizados pelo diálogo com as culturas locais, com os saberes produzidos no território amazônico. Ao fazerem isto, ampliam os conceitos de arte e de estética, problematizam práticas racistas e patriarcais no interior das escolas e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.

Autor(a)

Albert Alan de Sousa Cordeiro

Orientador(a)

Sônia Maria da Silva Araújo

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021