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Lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias – UEMA e suas Implicações na Formação do Professor de Educação Infantil, O

19 de Maio, 2025 . Teses Marinalva Veras Medeiros

Este relatório resulta da pesquisa de Doutorado em Educação que tematiza o lúdico no currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), vinculada à linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Tem como questão central a seguinte indagação: como o lúdico pode contribuir com a construção da formação docente dos/as graduandos/as do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA? Para o desenvolvimento da pesquisa, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: analisar a contribuição do lúdico no currículo do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, seguido dos objetivos específicos: Identificar o que tem sido produzido cientificamente em nível stricto sensu em Educação sobre ludicidade, currículo do curso de pedagogia e formação do professor de Educação Infantil, no contexto brasileiro; reconhecer as implicações que o lúdico exerce na formação do/a graduando/a do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA; compreender como graduandos/as do Curso de Pedagogia vêm se apropriando do conceito de ludicidade em seus diversos contextos formativos; identificar no Currículo do Curso de Pedagogia em quais disciplinas o componente ludicidade está contemplado. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico está fundamentado nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético e em referenciais históricoculturais como Marx (1988; 2011); Marx e Engels (2007); Kopnin (1978); Vásquez (2007); Kosik (1976); Lukács (2010); Manacorda (2010); Apple (1982); Giroux (1997); Martins (2010); Freire (2015); Vygotsky (2001a; 2018); Leontiev (1978; 2001); Elkonin (2009), entre outros. O lócus da pesquisa é o Curso de Pedagogia do CESC/UEMA. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores/as e seis graduandos/as do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA. Contou, como canal de comunicação, com a plataforma Google Meet® e WhatsApp® para a realização dos procedimentos de coleta de dados (questionários e entrevistas semiestruturadas). Como complemento aos dados empíricos, foi realizada uma análise documental, cujos dados foram observados à luz da análise do discurso e das categorias dialéticas (totalidade, mediação, práxis e omnilateralidade). A pesquisa mostrou, entre outros resultados, que a ludicidade está presente na formação do/a futuro/a professor/a de Educação Infantil, graduando/a do CESC/UEMA, desde a última reelaboração do seu Projeto Pedagógico de Curso, o PPCP – 2018. Evidenciou, ainda, o desenvolvimento teórico-prático dos/as graduandos/as quanto as significações acerca do termo ludicidade. Apontou, também, necessidades formativas de professores desse centro no que se refere à apropriação teórica da ludicidade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, sinalizando a necessidade de elaboração de políticas de formação que valorizem esses aspectos. Os resultados confirmam a tese defendida de que a ludicidade, enquanto componente formativo do currículo do Curso de Pedagogia, contribui com a construção da formação docente, possibilitando ao licenciado a compreensão de que o lúdico desenvolve a criança em suas múltiplas dimensões. Conclui-se que a pesquisa deixa um importante legado ao Curso de Pedagogia por poder contribuir com a produção do conhecimento no campo do currículo de formação de professores/as, especialmente o currículo do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA e a formação do/a professor/a de Educação Infantil, na medida em que traz, como destaque, discussões acerca de categorias fundantes à construção dessa profissão, entre elas, ludicidade, educação infantil, currículo e formação de professores/as, em uma perspectiva histórico-cultural, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos (professores/as, alunos/as e essa pesquisadora) envolvidos na pesquisa.

Autor(a)

Marinalva Veras Medeiros

Orientador(a)

Waldir Ferreira de Abreu

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022