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Educação no Pará Republicano na Revista “O Ensino” (1918-1919), A

19 de Maio, 2025 . Teses Camilla Vanessa Chagas Peixoto De Oliveira

A pesquisa sobre a Educação no Pará republicano, a partir do periódico O Ensino – Revista mensal de pedagogia e Literatura (1918-1919), está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade Federal do Pará, atrelada à Linha de Pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade. O trabalho empreende uma reflexão inserida no campo da História da Educação e do estudo da imprensa pedagógica educacional, em virtude de conceber, nesta investigação, revista como fonte e objeto, a qual é um dispositivo cultural de múltiplas possibilidades de análises, devido conter diversos recursos gráficos vinculados ao contexto educacional, político, social e cultural paraense. Elegemos como objetivo geral analisar os saberes acerca da Educação e da instrução primária no Estado do Pará no período de 1918- 1919, e como objetivos específicos: descrever o processo de produção e circulação da revista; identificar as temáticas relacionadas à educação e à instrução para o ensino primário; analisar as representações sobre educação e instrução publicadas na revista. Entendemos que os termos Educação e Instrução assumiram na revista valores essenciais para depreender o avanço do ensino primário no estado, e contribuíram para a formação do professor e no engendramento de uma nova mentalidade inclinada ao republicanismo. A análise do corpus documental está embasada na metodologia da Nova História Cultural, a partir dos pressupostos de Roger Chartier: o objeto na sua Materialidade (forma, frequência, estrutura e dispositivo); a História das Práticas nas suas Diferenças e a História das Configurações dos Dispositivos nas suas Variações Históricas. Para subsidiar esta investigação, elegemos estudiosos da imprensa de Educação e Ensino, dentre eles: Nóvoa (1993), Castro e Castellanos (2021), Magaldi (2008), Catani (2002), Bastos (2002), Luca (2008), Biccas, (2008), entre outros. A composição gráfica e a circulação de novos saberes pedagógicos, funcionou como estratégia para formar uma nova concepção sobre Educação e Instrução direcionadas ao ensino primário e, decerto, não deixavam de validar os ideais do Governo do Estado para legitimar a ordem republicana vigente. Portanto, educar e instruir são práticas culturais representadas no periódico a partir de diversos tipos de textos, que eram capazes de convencer o leitor e lhe forjar uma nova conduta, de valores civilizatórios e moralizadores, tanto quanto o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do professorado paraense, o qual recebeu a missão de retirar o sujeito do estado de ignorância e o tornar um ser consciente, polido, cidadão e patriota.

Autor(a)

Camilla Vanessa Chagas Peixoto De Oliveira

Orientador(a)

Cesar Augusto Castro

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022