Os homens de letras da Província do Pará de meados do Oitocentos, responsáveis pela organização e disseminação de instituições associativas de caráter científicoliterário, defendiam a ideia que a educação seria o caminho por meio do qual se alcançaria o progresso civilizatório da província. Partindo desse pressuposto, este estudo de tese objetivou analisar o projeto educativo dos homens de letras da Sociedade Literária 5 de Agosto, que buscava contribuir ao progresso civilizatório da cidade de Vigia/PA, (1870 – 1882). Para tal, apoiava-se em uma rede mutualistafilantrópica responsável pelo financiamento e pela efetivação de suas ações socioculturais, beneficentes, ilustrativas-civilizatórias e educativas que comporiam o que se denominou de projeto educativo dos homens de letras. Também procurou-se compreender como a cultura associativa se converteu em um movimento sociocultural e intelectual que tomou conta da província paraense no período temporal desta investigação. O trajeto teórico está situado e fundamentado em bases epistemológicas e metodológicas da História Cultural e com auxílio da História da Educação no Pará. O percurso metodológico tem caráter qualitativo, bibliográfico e documental. A pesquisa documental é constituída de um corpus que compreende: requerimentos, ofícios, atas, estatutos, prestações de contas, etc., depositadas no Arquivo Público do Estado do Pará e no acervo da Sociedade Literária 5 de Agosto, além dos jornais que circulavam no Pará nas décadas finais do século XIX e início do século XX, em especial na cidade de Vigia, a exemplo dos jornais “O Espelho”, “O Liberal da Vigia” e “O Cinco de Agosto”. Os resultados confirmaram a tese levantada, que a Sociedade Literária 5 de Agosto por intermédio de ações coordenadas, as quais eram parte do que denominamos de projeto educativo, contribuíram para que as ideias de progresso civilizatório impactassem no cotidiano educacional da Vigia a partir da década de 1870. Conclui-se que o estudo das Sociedades literárias possa colaborar na ampliação do campo de pesquisa da História da Educação no Pará, uma vez que se rompe com o paradigma de investigação de temas referentes a ambientes institucionalizados de ensino.
Projeto Educativo dos Homens de Letras da Sociedade Literária 5 de Agosto para a Cidade de Vigia-PA (1870-1882), O
Bruno Daniel Monteiro Palheta
Orientador(a)
Cesar Augusto Castro
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022