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Política de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior: Um Estudo sobre a Implementação do Programa Incluir na UFMA, A

15 de Maio, 2025 . Teses Washington Luis Rocha Coelho

Este estudo tem como objeto de investigação o Programa Incluir na educação superior e suas implicações no contexto da educação inclusiva, tomando como ponto de partida o tratamento das políticas institucionais de acessibilidade, por meio da implementação do Programa Incluir e suas implicações na inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Analisamos a política inclusiva na educação superior, onde buscamos revelar se o Programa Incluir aumentaria a possibilidade de acesso e de acessibilidade dos estudantes com deficiência na UFMA e se o Programa Incluir cumpriu com suas metas e ações na UFMA conforme estabelecido no Documento Orientador do Governo Federal. Objetivamos analisar a implementação do Programa Incluir na educação superior e suas implicações no contexto da inclusão de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Investigar a implementação da política de acessibilidade a educação superior por meio do Programa Incluir, desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade da UFMA em seus aspectos relacionados ao referido programa, ao atendimento educacional especializado e à acessibilidade aos estudantes com deficiência. A análise temporal compreende o período entre 2013 e 2021, demarcando a implantação da política de acessibilidade nas IFES. Trata-se de um estudo com abordagem quanti-quali com análise documental. Analisamos o Documento Orientador do Programa Incluir: acessibilidade na Educação Superior, desde a sua implantação e implementação, onde abordamos a política institucional de acessibilidade na educação superior, nos termos conceituais, eo contexto legal da acessibilidade na educação superior estabelecidos no referido documento Evidenciamos que a concepção de inclusão das pessoas com deficiência está pautada no ideário neoliberal difundidos pelos instrumentos jurídicos e políticos dos manifestos dos organismos internacionais que induzem a política de acessibilidade na educação superior. Evidenciamos que os recursos disponíveis não atendem às ações e atividades em prol da acessibilidade e na melhoria do atendimento aos estudantes. Consideramos que a minimização dos recursos, as reduções orçamentárias e os recursos financeiros são insuficientes para atender as demandas da acessibilidade, o que dificulta a execução de projetos e serviços que poderiam melhorar o atendimento aos estudantes com deficiência.

Autor(a)

Washington Luis Rocha Coelho

Orientador(a)

Fabíola Bouth Grello Kato

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023