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“Não Era Para Eu Estar Aqui!” Memórias de Corpos – Territórios Pluriversos em Formação na Educação dos Campos, Águas e Florestas

14 de Maio, 2025 . Teses Marlo dos Reis

O tema desta tese é a formação de professoras/es materializada na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Mazagão. As/os sujeitas/os egressas/os participantes do estudo narraram suas memórias e experiências na academia, suas aprendizagens e estratégias para permanecer onde “Não era para eu estar aqui!” A pergunta de investigação é: como se concretiza a relação da Licenciatura em Educação do Campo com a pluriversidade de sujeitas/os e territórios da Amazônia amapaense? O objetivo assumido neste estudo é analisar a relação da Licenciatura em Educação do Campo com a pluriversidade de sujeitas/os e territórios da Amazônia amapaense. Este trabalho está embasado na Teoria Decolonial, proposta pela Rede Modernidade/Colonialidade. Este estudo é uma Pesquisa Qualitativa na metodologia da História Oral, com método da História Oral Temática. A pesquisa combina o uso das técnicas de Estudo Bibliográfico e entrevistas/conversas qualificadas com professoras/es egressas/os da LEdoC da UNIFAP – Campus Mazagão/AP. A análise, discussão e instituição dos dados produzidos sobre as memórias e narrativas das/os egressas/os foi desenvolvida nas categorias-eixos: Interculturalidade crítica; Pluriversidade de sujeitas/os e territórios; Formação para a resistência e insurgência; Saberes e fazeres para o bem viver. O estudo comprova a Tese de que a LEdoC da UNIFAP/Mazagão estabelece relação positiva com a pluriversidade de sujeitas/os e territórios da Amazônia amapaense, por meio da garantia do ingresso dessas/es estudantes em processo seletivo específico; da ampliação de seus pertencimentos identitários; do fortalecimento de seus vínculos e envolvimentos territoriais; do comprometimento com dinâmicas e projetos de intervenção em suas comunidades de origem; da produção de perspectivas de pós-graduação que promovam essas pluriversidades identitárias e territoriais. O estudo é relevante para ampliar a produção de conhecimentos sobre a Formação de Professoras/es para a Educação dos Campos, Águas e Florestas na Amazônia, além de problematizar a garantia de direitos territoriais e educacionais das populações camponesas para o acesso, a permanência, a conclusão, a apropriação e a produção de saberes outros na universidade pública brasileira.

Autor(a)

Marlo dos Reis

Orientador(a)

Salomão Antonio Mufarrej Hage

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2025