Skip to main content

Educação Inclusiva: Um Estudo Autobiográfico sobre o Processo de Escolarização de um Estudante com Deficiência Visual

5 de Maio, 2025 . Dissertações Jarbas Marcelino Costa da Silva

Este estudo tem como temática: A trajetória no Ensino Básico de um Aluno com Deficiência Visual. O método utilizado foi de cunho autobiográfico, tratado a partir da história de vida, estabelecendo um percurso histórico da pessoa cega à luz das concepções e práticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva, contextualizando, dessa forma, a relação de construção / desconstrução de conceitos, que permite ao leitor compreender as práticas pedagógicas por mim vivenciadas no período de 1982 a 1986, e as teorias e saberes que fundamentam essa dissertação. Assim, logo se conclui tratar-se de uma perspectiva de rupturas, de descontinuidades e de reorientação de processos que talvez possa sintetizar minha trajetória acadêmica, apenas parcialmente, porque para mim, rever processos significa superá-los.

Autor(a)

Jarbas Marcelino Costa da Silva

Orientador(a)

Lúcia Isabel da Conceição Silva

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2016