Este estudo tem como temática: A trajetória no Ensino Básico de um Aluno com Deficiência Visual. O método utilizado foi de cunho autobiográfico, tratado a partir da história de vida, estabelecendo um percurso histórico da pessoa cega à luz das concepções e práticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva, contextualizando, dessa forma, a relação de construção / desconstrução de conceitos, que permite ao leitor compreender as práticas pedagógicas por mim vivenciadas no período de 1982 a 1986, e as teorias e saberes que fundamentam essa dissertação. Assim, logo se conclui tratar-se de uma perspectiva de rupturas, de descontinuidades e de reorientação de processos que talvez possa sintetizar minha trajetória acadêmica, apenas parcialmente, porque para mim, rever processos significa superá-los.
Educação Inclusiva: Um Estudo Autobiográfico sobre o Processo de Escolarização de um Estudante com Deficiência Visual
Jarbas Marcelino Costa da Silva
Orientador(a)
Lúcia Isabel da Conceição Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2016