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Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI): Análise a Partir do Conceito de Inovação e Integração Curricular

2 de Maio, 2025 . Dissertações Maria Simone Ribeiro da Silva Cruz

O estudo em questão traz em seu conteúdo uma análise do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) a partir do conceito de inovação e integração curricular, propondose a responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a natureza e finalidades do Programa Ensino Médio Inovador apresentado em seus documentos orientadores, especialmente em relação à inovação e à integração curricular? Nesta direção assinalamos como objetivo da investigação analisar a natureza, contexto e finalidades do Programa Ensino Médio Inovador à luz do conceito de inovação e de integração curricular. Trata-se de uma pesquisa documental, precedida de revisão bibliográfica, baseada na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Nela lançamos mão, principalmente, dos documentos orientadores do ProEMI (2009, 2011, 2013, 2014, 2016, 2017), o que nos permitiu imprimir uma reflexão atual e referendada a respeito do objeto de estudo. Os resultados da pesquisa apontam que apesar do ProEMI apresentar potencialidades e fragilidades no contexto das políticas públicas educacionais, sua estrutura teórica e metodológica traz importantes contribuições para a construção de um currículo de ensino médio que tem como base a integração curricular, de acordo com as perspectivas educativas dos jovens. No entanto, o estudo dos documentos aponta também que o Programa tem se adaptado às mudanças oriundas da Reforma do Ensino Médio, o que poderá promover alterações importantes nos objetivos e finalidades do programa para as escolas.

Autor(a)

Maria Simone Ribeiro da Silva Cruz

Orientador(a)

Gilmar Pereira da Silva

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018