Este estudo trata das “escolas de qualidade” da Rede Municipal de Educação de Belém segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Tem como objetivo geral analisar a qualidade das práticas pedagógicas nas “escolas de qualidade” segundo o IDEB, estabelecendo relação do fluxo e desempenho escolar com essas práticas. Nesse sentido, os objetivos específicos buscaram: a) discutir a reforma do Estado e a consolidação do Estado avaliador que institui a política de avaliação externa para educação básica; b) identificar as diretrizes sob as quais se fundamenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; c) identificar o fluxo e desenvolvimento escolar nas “escolas de qualidade” segundo o IDEB na Rede Municipal de Educação de Belém; d) analisar a relação entre a melhoria do fluxo e desenvolvimento escolar na adoção de práticas pedagógicas bem-sucedidas na escola. A pesquisa se deu por uma abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida em três etapas: estudo bibliográfico, estudo documental e pesquisa de campo em seis escolas públicas municipais, selecionadas a partir dos resultados do IDEB em 2015. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação, questionários e entrevistas abertas com professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares das escolas pesquisadas e como procedimento de análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo apontam que: a) as políticas de avaliação externa que resultam da reforma do Estado conformam, em grande medida, o parâmetro de qualidade a ser avaliado na educação básica; b) tem se estabelecido uma competição entre escolas, professores e alunos para ocupar as melhores posições no ranking do IDEB; c) a responsabilização do professor pelo fracasso o sucesso escolar; d) o currículo e o plano de ensino estão submissos às avaliações externas, pois estas passaram a referenciá-los; e) a adequação da formação docente nem sempre representa elevação dos índices educacionais, visto que a escola com maior adequação de formação demonstra menor desempenho no IDEB; f) as práticas pedagógicas que garantem boa taxa do fluxo escolar estão voltadas para o acompanhamento pedagógico ao aluno, parceria com as famílias, desenvolvidas a partir de um trabalho colaborativo, movido pelo compromisso com a aprendizagem dos alunos; g) o compromisso imputa responsabilização aos profissionais da escola pela efetivação da aprendizagem dos alunos.
“Escolas de Qualidade da Rede Pública Municipal de Educação de Belém/PA Segundo o IDEB: Que Qualidade é esta?
Edna de Nazaré Ribeiro Cardozo
Orientador(a)
Eliana da Silva Felipe
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2018