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Sindicalismo Docente: A Participação Sindical dos Professores da Rede Municipal de Castanhal-PA no SINTEPP

1 de Maio, 2025 . Dissertações Victor Fernando Ramos de Oliveira

O objetivo deste estudo é investigar a participação dos docentes da rede municipal de Castanhal-PA nas ações do SINTEPP, como se identificam enquanto classe social e o posicionamento da direção, em meio ao refluxo no movimento docente. Em vista da crise estrutural do capital que tem promovido diversas transformações no mundo do trabalho, que aprofunda a exploração do trabalho e corrói a organização dos trabalhadores, vivenciamos, segundo especialistas, uma crise do sindicalismo. Nesse universo o SINTEPP-Castanhal apresenta-se com uma taxa de filiação de 43% entre os professores da Rede Municipal de Castanhal-RMC, dado superior à taxa de sindicalização nacional de todos os trabalhadores, que é de 12%. Nesse sentido, emerge o seguinte questionamento: em meio ao contexto de refluxo no movimento docente, como vem se manifestando a participação dos docentes no sindicato, sua identidade de classe social e o posicionamento da direção no SINTEPPCastanhal? Na busca de configurar essa totalidade que permeia a participação sindical desses docentes, foram feitas análises de documentos, aplicação de questionários e entrevistas. Ao final desta pesquisa identificamos que entre os filiados e não filiados que participam das atividades sindicais são motivados por questões instrumentais, ideológicas e solidárias, mas também identifico alguns limites dessa participação, como: corporativismo, terceirização da luta, indiferença, assim como a própria intensificação do trabalho docente; por outro lado o sindicato/direção tem conseguido focalizar pautas da categoria, mas neste momento também apresenta desafios para conseguir fortalecer a participação da base, por limitações na comunicação e formação sindical, dentre outros. Assim, esta pesquisa aponta que o fortalecimento da participação dos trabalhadores é fundamental para que os sindicatos saiam da postura defensiva e possam articular ações ofensivas de lutas reais que convirjam com a emancipação da classe trabalhadora.

Autor(a)

Victor Fernando Ramos de Oliveira

Orientador(a)

Maria Edilene S. Ribeiro.

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2019