As congregações religiosas foram importantes na formação da sociedade Brasileira e também tiveram grande relevância para os campos da História da Educação e História da Infância por terem realizado um trabalho de assistência, proteção e Educação junto às crianças pobres e desvalidas, no caso do Pará, as práticas educativas das religiosas de Sant’ana e Santa Doroteia foram voltadas as meninas pobres e desamparadas da capital Paraense no início do século XX. Assim, a questão que norteia este estudo é: De que maneira a educação de meninas desenvolvidas pelas congregações das Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia atendiam aos anseios da sociedade paraense na contribuição da formação de mulheres para uma nova Pátria, com o advento da República? Como possibilidade para responder este questionamento, o objetivo central deste estudo é analisar de que forma a educação desenvolvida pelas Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia atendiam os interesses da sociedade paraense e sua colaboração na formação de mulheres para a nova Pátria com o advento da República. A partir do objetivo geral pretendemos: a) analisar os princípios filosóficos e educativos das congregações das Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia na formação de mulheres para a sociedade paraense; b) identificar que papel educativo as congregações das Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia tiveram para as aspirações republicanas que se instauraram no Pará; c) apontar as contribuições educativas das congregações das Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia para a educação no Pará, sobretudo, suas ações na formação da mulher. O corpus da pesquisa se constitui em mensagens dos governadores do estado Pará no referido período, produções acadêmico-científicas, jornais católicos da época, fotos, constituições, relatório das instituições entre outras fontes referentes às congregações religiosas investigadas, as quais foram coletadas no Arquivo Público do Pará, Cúria metropolitana de Belém, bibliotecas dos Colégios Gentil Bittencourt e Santo Antônio e na casa das Irmãs Doroteias. A análise destas documentações será realizada pela História Comparada teorizada por Marc Bloch que define a comparação na perspectiva histórica como o ato de observar grupos, sociedades ou até mesmo fenômenos que apresentem possíveis semelhanças e diferenças e assim tentar explicá-las. As primeiras conclusões apontadas pelas fontes revelam que as congregações das Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia contribuíram para a educação das meninas da capital paraense, evidenciando em suas práticas educativas a instrução feminina a fim de prepará-las para serem futuras mães de famílias e associada a esta lógica formativa, o fazer educativo destas religiosas também se constituía pela valorização da pátria a partir de atividades como premiações as melhores alunas, as festas de encerramento do letivo que promoviam números de exaltação da nação, entre outras. Os saberes provenientes da concepção de civilidade e progresso trazidos pelo advento da República também foram identificados na prática educativa destas religiosas quando além da educação doméstica buscavam proporcionar formação mais refinada às educandas. Ao lado disso, também procuravam manter viva a educação religiosa que perdia espaço naquele período, mas era considerada fundamental à educação feminina.
Práticas Educativas no Pará das Congregações Filhas de Sant´Ana e Irmãs de Santa Doroteia na Formação de Mulheres em Belém do Pará (1906-1927)
Tayana Helena Cunha Silva
Orientador(a)
Laura Maria Silva Araújo Alves
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020