A pesquisa geradora da presente Dissertação de Mestrado teve como objetivo principal investigar as alterações na gestão institucional da Universidade da Amazônia (Unama), expondo as implicações oriundas do modelo de governança corporativa adotado na gestão institucional da IES, a partir de sua venda para o grupo Ser Educacional S.A., no período de 2014 a 2018. Trata-se de um estudo de caso que buscou capturar as singularidades do objeto Unama, analisando a totalidade que o envolve por meio da realização das mediações para a compreensão das mudanças objetivadas na Universidade com o modelo de gestão adotado. As categorias de análise construídas foram governança corporativa, financeirização e gestão institucional e, com base nelas, buscamos, na literatura disponível em teses e dissertações publicadas no banco da Capes (2012-2017), as produções escritas sobre as temáticas na área da educação, com o intuito de identificar as lacunas que precisariam ser preenchidas para a produção do conhecimento sobre o objeto. Com base em suportes teórico-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, analisou-se o modelo de gestão da Unama por meio de dados coletados em documentos extraídos dos sites oficiais da Unama e Ser Educacional S.A. como Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Relatório de autoavaliação; pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE); documentos do Grupo Ser Educacional S.A., como Demonstrações Financeiras Padronizadas, Estatuto Social e outras informações extraídas do seu site oficial, bem como dados governamentais como legislação pertinente e Censos da Educação Superior produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do período de 2012 a 2018, e oriundos de documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros. Os resultados indicam que, com a adoção da governança corporativa, os espaços de tomada de decisão da Universidade foram esvaziados em suas funções viscerais, pois aparentam existir tão somente para o cumprimento da legislação, que exige a existência desses espaços colegiados para a manutenção da organização acadêmica da universidade. Assim, os dados apontam que as alterações realizadas no chão da Unama, no que se refere a seu modelo acadêmico, material didático, formação de professores ou alteração na política de recursos humanos, são partes constitutivas da materialização do modelo de governança corporativa de exigência política de favorecimento dos homens de negócios, como forma de valoração das ações da Holding Grupo Ser Educacional S.A. para propiciar a maximização dos lucros dos donos e acionistas da empresa.
Modelo de Gestão da UNAMA com a sua Aquisição pelo Grupo Ser Educacional S.A. (2014-2018), O
Tarcísio da Silva Cordeiro
Orientador(a)
Fabíola Bouth Grello Kato
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020