Esta pesquisa versa sobre políticas de formação de professores alfabetizadores, em específico a do programa ECOAR: Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruílo, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) a partir do ano de 2005. Fizemos análise documental do primeiro caderno de formação dos professores cursistas, o qual foi base da construção dos próximos cadernos e do programa. O objetivo geral foi desvelar a concepção teórica e metodológica que embasa o citado programa de formação, tendo como quadro teórico dois capítulos ; o segundo capítulo apresenta nosso referencial teórico – a Pedagogia Histórico-Crítica – e sua relação com o campo da alfabetização. O terceiro capítulo traz os embates por hegemonia no campo da alfabetização, a conjuntura de criação dos primeiros programas de formação de professores alfabetizadores e a formação de professores no município de Belém até chegar no objeto de pesquisa. Trata-se de pesquisa documental, em que foi utilizada a técnica de análise de conteúdo no texto do primeiro caderno de formação do programa ECOAR elaborado pela SEMEC no ano de 2005. O referencial teórico adotado por este programa de formação está atrelado às bases do construtivismo e atendeu as demandas dos organismos internacionais, como intensificação do trabalho docente, culpabilização dos professores por conta dos maus resultados, formação para o mundo do trabalho e prioridade da inserção das novas tecnologias.
Análise Teórica e Metodológica do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação do Município de Belém, ECOAR: Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo
Leandro Henrique Cruz da Silva
Orientador(a)
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020