A presente dissertação focaliza as práticas pedagógicas de acesso ao currículo organizadas para alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE, matriculados em turmas comuns da escola regular, a partir da teoria de Vigotski e de teorizações específicas sobre o currículo e a educação especial. O estudo teve por objetivo analisar como professores organizam as práticas pedagógicas de acesso ao currículo aos alunos público-alvo da educação especial de uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do estado do Pará. Os participantes foram dois estudantes PAEE, quatro professores da sala comum, uma professora bilíngue, uma profissional de apoio escolar – mediadora e quatro servidores da secretaria municipal de educação. A pesquisa foi estruturada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, cujos resultados são apresentados na seção 4, efetuou-se a caracterização dos processos de organização das práticas pedagógicas que contribuem para o acesso ao currículo dos dois alunos PAEE. As informações, nessa etapa, foram produzidas por meio de observações, entrevistas semiestruturadas, levantamento documental, registros em diário de campo, fotografias e gravações de áudios. Os dados apontaram duas categorias de análise: 1) O modelo educacional inclusivo da educação especial na rede municipal de ensino a qual pertence a escola pesquisada e 2) As práticas organizadas pela/na escola pesquisada. Na segunda etapa, cujos resultados são apresentados na Seção 5, investigouse como se constituem as relações entre os/as profissionais envolvidos/as na organização das práticas pedagógicas destinadas aos alunos PAEE, no interior da sala comum. Nessa etapa, as informações foram produzidas por meio de observações e entrevistas semiestruturadas, registradas em diário de campo e gravações de áudios. Os dados analisados evidenciaram que as relações estabelecidas no interior da sala comum podem ser divididas em três categorias, a saber: 1) A relação dos professores de disciplinas específicas com a professora bilíngue e a profissional de apoio escolar – mediadora, 2) As relações estabelecidas pelos/as professores de disciplinas específicas e professora bilíngue com os alunos 3) As relações estabelecidas pelos/as professores de disciplinas específicas e profissional de apoio escolar. Os resultados do estudo evidenciaram a necessidade da troca de experiências entre professores da turma comum e profissional de apoio escolar, para que obtenham melhores resultados no desenvolvimento desses/as alunos/as. O trabalho destaca a necessidade de formação continuada dos professores para que possam atuar de maneira condizente com o projeto de educação emancipatória e desperte o compromisso social desses profissionais. Conclui-se que as práticas de acessibilidade curricular têm sido resumidas a pequenos ajustes nos conteúdos de ensino, resultando em práticas reducionistas no processo educativo de alunos dessa modalidade e que não contribuem favoravelmente para um efetivo processo de inclusão escolar e desenvolvimento dos alunos que constituem o público da educação especial.
Práticas Pedagógicas de Acesso ao Currículo a Alunos da Educação Especial de uma Escola Pública Paraense
Marcileno de Sousa Favacho
Orientador(a)
Sônia Regina dos Santos Teixeira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2021